Publicado em 20/10/2020 12h35

Seleção dos touros jovens do programa Embrapa Geneplus atinge número recorde de animais

Em junho de 2020, encerrou-se a 10ª edição da Prova de Avaliação de Desempenho (PAD) da raça Nelore na Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, MS.
Por: Embrapa

Esta ação faz parte do calendário de atividades do Programa Embrapa Geneplus. Nesta edição participaram 130 animais de 21 fazendas de todo o Brasil.

Conforme as normas estabelecidas para a Avaliação de Touros Jovens do Programa Geneplus Embrapa (ATJPLUS), ao final da PAD, os Técnicos do Programa se reúnem para promoverem, de forma conjunta, a escolha dos Touros Jovens.

“Neste ano tivemos 19 touros selecionados, um número recorde sendo que a média dos anos anteriores foi de 11 animais”, explica Leonardo Nieto coordenador de ações e produtos para as raças zebuínas do Programa Geneplus. “Os animais selecionados nesta edição evidenciam os objetivos do Programa: alta pressão de seleção, aumento da variabilidade genética, avaliação genética rigorosa e biotipo adequado ao mercado (conformação). Estes critérios visam atender aos objetivos do criador associado de forma a maximizar o ganho genético”, complementa Nieto.

Dos 19 animais selecionados, 10 foram contratados por diferentes Centrais de Inseminação Artificial, empresas parceiras do Programa no teste de progênie. “Este fato evidencia que o Programa Geneplus atingiu a sua maturidade, ou seja, a aplicação do conhecimento científico dos pesquisadores, em conjunto com as ações de assessoria dos técnicos de campo, confirmam o alcance dos objetivos estabelecidos a longo prazo”, afirma o coordenador. “O melhoramento genético de gado de corte é uma realidade, com critérios e objetivos bem definidos. Este é o maior ensinamento que o ATJPLUS 2020 tem nos proporcionado”, complementa.

Sobre o ATJ Plus

Partindo da premissa de que tecnologia, conhecimento técnico e vivência em campo são primordiais para a seleção do gado de corte, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte criaram na década 90, a Avaliação de Touros Jovens - ATJ. Em 2011, o projeto foi reformulado ganhando o “Plus” que o mercado tanto exigia e foi incorporado ao Programa Embrapa Geneplus. O conceito ATJ PLUS é simples: desenvolver um criterioso trabalho de seleção de maneira que seja obrigatório acreditar no potencial melhorador dos touros jovens e multiplicar esses animais reduzindo o intervalo de gerações, potencializando o ganho genético do rebanho.

Há mais de 20 anos, o Programa Embrapa Geneplus aposta e promove a seleção de touros jovens geneticamente superiores às diversas raças que atende, aprimorando cada vez mais o processo de seleção e escolha dos animais candidatos ao ATJ Plus. O objetivo final é fomentar a evolução na cadeia produtiva da carne no Brasil.

Confira aqui os ATJ Plus selecionados em 2020:

lista de touros embrapa