Publicado em 24/11/2020 23h31

Modificações leves no ambiente melhoram produtividade

Elas tem a ver com a luz solar.
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

As safras que cultivamos no campo frequentemente formam copas densas com muitas folhas sobrepostas, de modo que as "folhas de sol" jovens no topo da copa são expostas à luz do sol com as "folhas de sombra" mais velhas no fundo. Para maximizar a fotossíntese, eficiência de recursos e rendimento, as lâminas solares normalmente maximizam a eficiência fotossintética em alta luz, enquanto as lâminas de sombra maximizam a eficiência em pouca luz.

Os pesquisadores do Instituto Carl R. Woese de Biologia Genômica, da Universidade de Illinois publicaram um estudo que investigou a causa dessa má adaptação e descobriu que as condições alteradas de luz, não a idade da folha, eram o calcanhar de Aquiles dessas plantações. “No entanto, em algumas de nossas plantações mais importantes, a má adaptação causa uma perda de eficiência fotossintética nas folhas na parte inferior do dossel, limitando a capacidade das plantas de fotossintetizar e produzir rendimentos", disse Charles Pignon, um ex-pesquisador de pós-doutorado na University of Illinois. "Para resolver esse problema, é importante saber se isso é causado por folhas mais velhas ou expostas a um ambiente de luz diferente na parte inferior do telhado”, completou.

A fotossíntese é o processo natural que as plantas usam para converter a luz solar em energia. As plantas são geralmente incluídas nos dois tipos principais de fotossíntese: C3 e C4. A diferença entre esses tipos é que as plantas C4 têm um mecanismo que concentra o dióxido de carbono em suas folhas, permitindo que façam a fotossíntese com mais eficiência. No entanto, a maioria das plantas, árvores e culturas operam usando fotossíntese C3 menos eficiente.