Publicado em 29/01/2015 09h57

Enfraquecimento do preço do petróleo pode impactar no setor têxtil

O atual enfraquecimento do preço do petróleo deixa em alerta as commodities agrícolas. Uma ameaça à pluma seria a desvalorização das fibras sintéticas, que levam o petróleo como principal insumo, e poderiam reduzir custos das indústrias que diminuíssem a participação da fibra natural ante a sintética.
Por: Imea

barril

Entretanto, as desvalorizações do poliéster ocorreram em sincronia com as do algodão. Nos últimos cinco meses, a diferença entre as fibras se manteve perto dos cents de US$ 20,00/lp, com leve aumento em dezembro, após queda pouco mais acentuada do poliéster, mas ainda sem força para que o algodão perdesse participação. A análise de mercado foi divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Além disso, o custo mundial com energia está baixo, e a expectativa é de que assim permaneça, o que incentiva o consumo das indústrias. Assim, o baixo custo da energia, aliado ao baixo preço da pluma aquece a demanda mundial. Tanto que o consumo estimado na safra atual é 3,9% superior ao da passada, e 1,1% inferior ao estimado na safra 2015/16.