Publicado em 04/02/2015 14h49

Toystory é homenageado e vira nome de campus da CRI

A trajetória memorável do maior reprodutor Holandês faz dele um marco histórico para a raça e aos criatórios no mundo inteiro
Por: Karina Mamede

story

A missão de Toystory, de ter produzido 2.415.000 doses de sêmen, impactando positivamente rebanhos leiteiros em todo o mundo, é certamente digna de homenagem. Diante disso, como um tributo ao reprodutor, que faleceu em novembro de 2014, a Cooperative Resources International decidiu nomear as instalações localizadas na sede da CRI, em Shawano, de “Campus Toystory”. O novo nome inclui o alojamento e laboratório onde Toystory produziu o sêmen que lhe deu  as coleções dos recordes mundiais quebrados ao longo de sua vida.

História de Toystory

A ilustre saga do reprodutor era evidente e apreciada logo nos primeiros meses de vida. Filho do touro Bellwood Marshall e de Toyane, mãe com alta capacidade de lactação, Toystory nasceu em 07 de maio de 2001 e foi se destacando por ter uma condição corporal mais saudável que seus contemporâneos, desenvolvendo-se mais rapidamente que os demais bezerros da fazenda. Aos seis meses de vida, foi adquirido pela Genex (uma subsidiária da CRI) por cerca de US$ 4 mil. Com um ano de idade, as primeiras coletas de sêmen foram realizadas.

As prerrogativas do touro não pararam por aí. Após três anos, as progênies de Toystory foram ganhando reconhecimento, uma vez que possuíam um fenótipo ideal, muita saúde, e níveis altos de gordura e proteína em seu leite. Seu sêmen contava com uma característica peculiar e muito procurada: a alta taxa de prenhez nas vacas que eram cobertas por ele. Aliado a isso, uma facilidade de parto fantástica, consequentemente suas filhas nasciam mais facilmente. Essa combinação fez com que as vendas do sêmen crescessem e se mantivessem sempre com muita procura. A singularidade do touro não se restringia aos aspectos acima descritos, pois Toystory era coletado cerca de nove vezes por semana, duas vezes mais que a média dos demais reprodutores da CRI, legitimando sua eficiência.

Em abril de 2009, ele se juntou ao grupo de elite dos touros que comercializaram 1 milhão de doses, o seleto grupo chamado por todos de “O CLUBE DOS MILIONÁRIOS”. Em maio de 2011, tornou-se o grande líder de todos os tempos, superando o recorde anterior, de 1.767.000 doses, do Holandês Sunny Boy. Em maio de 2012, Toystory impactou ainda mais a indústria de inseminação artificial, alcançando 2 milhões de doses. No momento da sua morte, Toystory marcava o número de 2.415.000 doses , consagrando-se o maior reprodutor da história da raça.

“Como ele era um grande produtor de sêmen, tivemos grande disponibilidade de doses para comercialização durante vários anos, o que resultou em filhas por todas as regiões leiteiras do Brasil. Isso comprova a excelência da genética que ele transmitia, tornando-se o touro mais popular no País por vários anos. Um fato raro dentro da genética permitiu que TOYSTORY fosse expoente da raça holandesa. Ele associou a grande produção de sêmen à uniformidade de suas filhas, com características de tipo equilibradas, determinando tanto resultados de produção, como vitórias nas pistas”, declara o gerente comercial Francisco Aragão.

 A saga de Toystory no Brasil

O touro, reconhecido mundialmente, com aproximadamente 500 mil descendentes em mais de 50 países, também se mostrou influente ao passar suas qualidades às progênies. Toystory foi selecionado e veio para o Brasil por suas características particulares e por se provar um animal realmente diferenciado. “Em 2003, quando começamos a receber as primeiras informações de campo através do Teste de Progênie da CRI, os resultados preliminares mostravam que Toystory transmitia muito equilíbrio em produção e fenótipo, sendo destaque dos touros em teste naquela época”, aponta Aragão.

A CRI reconhece todos os méritos alcançados pelo touro e reitera que possui um time de reprodutores de nível elevado, unindo a qualidade genética de suas mães e pais às características procuradas pelos pecuaristas. “O fato é que esse touro mostrou ao mundo uma nova fase de seleção de reprodutores. A CRI, empresa que foca na inovação e na busca de novos índices, com certeza teve no Toystory, por todas as características ditas, um marco na sua história”, afirma o Gerente de Produto Leite, Bruno Scarpa. 

O famoso touro Holandês da bateria da CRI é o número 1 do ranking, com maior quantidade de fêmeas registradas no Paraná, em 2010 e 2011, atingindo um saldo de 612 registros de seus filhos em um ano - sendo esses 454 fêmeas e 158 machos. Esse alto número de filhos se deve a taxa de concepção do touro (SCR), avaliada em 0.60, reafirma que ela tem aproximadamente 1% a mais de prenhez em relação à de um touro de fertilidade (SCR) 0.00, garantindo o melhor aproveitamento e rendimento do sêmen, consequentemente maior número de descendentes nascidos e maior rentabilidade aos produtores.

Ademais, algumas filhas de Toystory se destacam por onde passam devido às características fenotípicas que possuem, como uma boa estrutura óssea feminina somada à qualidade ideal de força, além de pernas, pés e úberes inigualáveis. A taxa de prenhez das filhas, também considerada um fator relevante e que está relacionada ao percentual de filhas que ficam prenhas em relação ao número de vacas aptas, porcentagem essa estimada para as herdeiras de Toystory em 1,20. Isso faz com que as filhas de Toystory sejam vacas muito férteis, muito acima da média, e isso tem um impacto direto no tempo que elas irão produzir dentro do rebanho – vida produtiva, bem como um maior lucro aos seus proprietários.

A consistência genética do touro ficou evidente em suas progênies. Durante a Agroleite 2013, Fini Toystory Nette obteve a quarta colocação na categoria Vaca Adulta, com média/dia de 87,07 kg de leite produzido. Dália Propriedade Giliotto 474, também filha de Toystory, foi a campeã do torneio leiteiro da Expointer 2014, produzindo 71,960 kg de média durante o torneio.

Além das filhas, Tufão Flora Toystory Itaun, o primeiro filho Girolando 5/8 do consagrado Toystory, conta com um refinamento leiteiro muito adequado, além de pernas corretas e costelas arqueadas.

A soma de todas as características positivas que o Toystory possuía e acrescentou aos planteis que contam com sua genética legitimam o animal como o maior touro da raça holandesa. Um reprodutor que acrescentou, por onde passou, as melhores vantagens para a produção leiteira. 

Última chance de adquirir genética Toystory

O touro que se sagrou um dos maiores reprodutores da raça holandesa tem a sua genética impressa em criatórios de diversos países. As progênies do Toystory levaram bons lucros para os pecuaristas que visualizavam no reprodutor a possibilidade de acrescentar ao plantel a genética de um animal completo, que resultasse na alta produção leiteira aliada a saúde e conformação, o que lhe daria muito mais lucro no negócio.

Apesar da morte do grande reprodutor, os criadores têm a última chance de adquirir a genética de um animal desse porte, uma vez que a CRI ainda conta com algumas doses de sêmen de Toystory. Assim, eles poderão acrescentar qualidade leiteira ao rebanho da fazenda.