Publicado em 05/02/2015 09h30

Crédito Fundiário é tema de debate em Coletivo de Política Agrária da Contag

Avaliar e propor estratégias que permitam a ampliação e a qualificação dos projetos de Crédito Fundiário, em 21 estados brasileiros, em 2015. Com este objetivo, membros da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e gestores da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) se reunem nesta nesta quarta (04.02) e quinta-feira (05.02), em Brasília, no Coletivo de Política Agrária da Contag.
Por: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Durante os dois dias de encontro, os participantes vão analisar o trabalho que vem sendo feito nos estados e, a partir desta avaliação, planejar ações de mobilização, capacitação e acompanhamento das propostas, de maneira a contribuir para a melhoria na execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, afirmou que este é um importante momento para traçar estratégias que tornem o Credito Fundiário uma política mais acessível. “Para 2015, queremos mais famílias na terra, mais jovens e mulheres acessando o PNCF e projetos mais sustentáveis. Para isso, são essenciais a participação e o envolvimento das federações e sindicatos em todo o processo”.

O secretário de Politica Agrária da Contag, Zenildo Xavier, destacou dois temas de suma importância para os agricultores familiares beneficiados pelo PNCF: a aprovação dos novos tetos de financiamento e o aumento nos índices de produtividade da terra. Já o presidente da Contag, Alberto Broch, ressaltou que 2015 será um ano de muitos desafios. “Estamos atentos a tudo o que diz respeito à questão agrária”, afirmou.