Os preços do milho, assim como da soja, também tiveram fortes quedas no mercado internacional, de acordo com informações da TF Agroeconômica. “Nos mercados à vista asiáticos, os futuros do milho na bolsa chinesa de Dalian ficaram estáveis em CNY 2.603/t (402,55/t) para julho, enquanto o contrato de setembro suavizou CNY 2.593/t (416,47/t)”, comenta.
“Os compradores sul-coreanos e vietnamitas continuaram evitando comprar sem nenhum acordo concluído ou nenhuma oferta feita - enquanto fortes quedas no trigo devem garantir que o trigo para ração permaneça competitivo mesmo após as quedas. As ofertas de milho nova safra da Ucrânia caíram cerca de US$ 8/t após a queda em Chicago para cerca de US$ 243/t FOB HIPP para carregamento de novembro-dezembro, mas a queda acentuada tornou ainda mais difícil para os poucos compradores considerarem entrar no mercado”, completa.
As quedas nos futuros do milho devem oferecer alguma trégua à Argentina, onde o desconto entre o preço dos EUA e a forte oferta regional já empurrou as posições de carregamento imediatas para baixo. “No entanto, apesar da pouca atividade no fim de semana prolongado, havia sinais de que os carregamentos de milho da nova safra de abril e maio no setor FOB Up River também estavam lutando com a força dos EUA, já que as ofertas foram ouvidas em paridade com o contrato de milho de maio de 2022 da CBOT. Sem negociações informadas, os valores para carregamento deveriam cair em descontos para posições quase um ano antes”, indica.
“Para o Golfo dos EUA, as posições das barcaças CIF para setembro se firmaram em um centavo, já que as ofertas subiram no mesmo delta para 70 centavos em relação ao contrato de setembro. As ofertas também subiram um centavo, para 65 centavos, enquanto as posições do último trimestre permaneceram inalteradas para ligeiramente mais fracas”, conclui.