Publicidade
Publicado em 05/02/2015 09h59

Movimentação de safra será tema do Fórum Nacional do Milho na Expodireto

O Brasil iniciou o ano com estoques de milho antes nunca vistos. Mais de 15 milhões de toneladas, sendo que o abastecimento interno deverá consumir ao longo de 2015 em torno de 55 milhões de toneladas. Um volume que daria para prover o consumo brasileiro do grão por mais de três meses, sem a nova safra. No Estado, a estimativa é colher entre 4,5 e 5 milhões de toneladas do cereal. Diante do cenário, uma das preocupações do setor é com relação à movimentação de safra. Esse é um dos assuntos que será discutido no 7º Fórum Nacional do Milho, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no dia 9 de março, às 14 horas.
Por: Rádio Progresso de Ijuí

mi

"No milho, vamos viver um ano com algumas preocupações. Estoques altos e a produção da primeira e segunda safras suprindo o consumo interno e as exportações. A intenção é debater, com entidades componentes da cadeia produtiva e o governo, recursos públicos para a aquisição e movimentação de safra para garantir preço mínimo nas áreas altamente produtoras e distante dos locais de consumo", adianta o consultor e coordenador do fórum, Odacir Klein. Para o consultor, a Expodireto Cotrijal é o melhor evento para se debater este tipo de tema, pela visibilidade e importância que a feira representa para o segmento do agronegócio.

O analista de mercado Carlos Cogo será o palestrante principal do evento. O consultor irá fazer uma explanação do cereal no cenário estadual, nacional e mundial, projetando o mercado para os próximos anos.
Na sequencia, o ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho/RS), Alysson Paulineli, irá apresentar projeto de produção de consumo de milho, uma contribuição da entidade privada para as autoridades governamentais.

A expectativa da organização do evento é contar com a presença de representante do Ministério da Agricultura, para apresentar posições a respeito de políticas públicas do governo para o setor do milho, devido a previsão de excedência do produto, em especial, a partir da segunda safra.

Reivindicações - Após o fórum, a exemplo de anos anteriores, deverá ser editada uma revista com informações e propostas dos diversos elos da cadeia produtiva do milho no que se refere a seguro agrícola e movimentação de safra para circular, principalmente junto ao governo, com as reivindicações apresentadas.

Outros eventos - Além do 7º Fórum Nacional do Milho, estão confirmados para a feira deste ano e com a programação sendo definida o 26º Fórum Nacional da Soja, o 11º Fórum Estadual do Leite, o 7º Fórum Florestal do Rio Grande do Sul, o 6º Seminário da Agroindústria Familiar e o Fórum do Jovem Cooperativista.

Publicidade