Publicado em 06/02/2015 09h55

RS: lavouras de soja têm bom desenvolvimento com clima favorável, diz Emater

O desenvolvimento das lavouras de soja do Rio Grande do Sul, terceiro maior Estado produtor do grão no país, está "ótimo", favorecido pelas condições climáticas registradas até o momento, disse nesta quinta-feira a Emater/RS, órgão de extensão rural do governo estadual.
Por: Reuters

desa

"A boa umidade presente no solo tem propiciado uma boa fixação das vagens, assim como um elevado número delas por planta, fator importante na determinação da produtividade final das lavouras", disse a Emater, em relatório semanal.

A entidade projetou, no fim do ano passado, uma colheita de 14,25 milhões de toneladas de soja no Estado em 2014/15, alta de 9,26 por cento ante a temporada anterior.

As lavouras de soja do Rio Grande do Sul estão, em sua maioria, na fase de florescimento e formação de vagens e grãos.

"O regime de chuvas das próximas semanas será decisivo para a garantia de uma boa produção para o Rio Grande do Sul", disse a entidade.

Segundo a Somar Meteorologia, um quadro de tempo mais seco deve ser observado no Rio Grande do Sul nos próximos cinco dias. No entanto, entre 10 e 14 de fevereiro, haverá nova mudança de padrão climático e as chuvas voltam para o extremo sul do Brasil.