Publicado em 06/02/2015 16h40

Kátia Abreu vai apresentar estudo de impacto da seca na agropecuária

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou na última quinta-feira, (05/2), que está quase pronto um estudo de impacto da seca na produção de alimentos. Esse estudo vai mostrar o tamanho dos estoques na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as regiões e produções mais prejudicadas e o nível de umidade em áreas importantes para a agropecuária nacional. A fala da ministra ocorreu durante o intervalo de uma reunião com secretários estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, encontro que também teve a presença da ministra Izabella Teixeira, que comanda a pasta do Meio Ambiente.
Por: Globo Rural

abreu

Kátia Abreu explicou que um satélite está monitorando a cada dez dias não apenas o nível de chuvas, mas a umidade do solo para se ter ideia dos impactos que a escassez de água pode causar no abastecimento do País. Segundo ela, até amanhã deve ser entregue à presidente Dilma Rousseff um mapa da crise hídrica e o impacto na produção de alimentos. "Estamos levantando todo o estoque na Conab e toda produção de chuva para os próximos três meses", disse a ministra. "Vamos entregar para a presidente um mapa geral do que pode faltar nos próximos meses, pensando em abastecimento e na inflação", explicou. A ideia, segundo ela, é mostrar o que pode faltar ou ter a oferta reduzida.

A ministra afirmou, ainda, que grãos não devem faltar, mas disse que há uma preocupação com a região de São Paulo, onde existe o cinturão verde de produção de verduras e legumes. "Estamos fazendo levantamento minucioso com a Secretaria de Agricultura de São Paulo. A Conab vai fazer, a partir de amanhã, esse levantamento", disse. Caso a situação seja de redução de oferta ou quebra de safra entre os produtores paulistas, a ministra ponderou que pode ser possível elevar a produção em outras áreas irrigáveis do País.