Publicado em 16/02/2015 09h13

Vendas de soja do Brasil da safra 14/15 avançam, mas seguem atrasadas

Os produtores do Brasil comercializaram até esta sexta-feira 38 por cento da safra de soja 2014/15, cuja colheita está se intensificando, apontou a consultoria Safras & Mercados.
Por: Reuters

vendas

Houve um avanço de seis pontos percentuais na comparação com o mês anterior, mas as vendas se mostram bem atrasadas ante o mesmo período do ano passado, quando os agricultores já tinham vendido 58 por cento da produção. 

O Brasil está colhendo em 14/15 uma safra recorde que provavelmente ficará acima de 90 milhões de toneladas. 

A média para o período é de 54 por cento. 

Levando-se em conta uma colheita estimada em 95,02 milhões de toneladas, segundo a Safras, o volume de soja já comprometido chega a 36,093 milhões de toneladas. 

Em Mato Grosso, maior produtor nacional, o total já comercializado chega a 55 por cento da safra estimada, ante 69 por cento da média histórica. 

A colheita de soja em Mato Grosso avançou nesta semana para cerca de quarto da área total do Estado, mas ainda está atrasada na comparação com o mesmo período do ano passado, repercutindo problemas no período de plantio provocados pela seca no ano passado, apontou nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

OUTROS ESTADOS 

Em Goiás, um dos Estados que tiveram mais problemas pela seca em 14/15, o índice é de 45 por cento, abaixo dos 65 por cento do ano anterior e da média. 

No Paraná, segundo Estado produto do Brasil, a consultoria indica comprometimento de 23 por cento da safra, inferior aos 36 por cento do ano passado e aos 41 por cento da média. 

No Rio Grande do Sul, as vendas chegam a 18 por cento da safra, ante 30 por cento no ano anterior e 31 por cento da média.