Publicado em 19/02/2015 09h53

Assocafé prepara o melhor Agrocafé em 16 anos

A mudança da data do 16º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que passou de março para 11, 12 e 13 de maio. As boas perspectivas para a safra 2015 e os preços do café em recuperação dão uma dose extra de otimismo para os organizadores, liderados pela Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé). O 16 Agrocafé será realizado no Bahia Othon Palace, em Salvador. Em torno de 1000 participantes são aguardados.
Por: Valeria Vilela

café

Este ano, a Assocafé completa duas décadas de trabalho pelo desenvolvimento da cafeicultura baiana, com ações político-institucionais para organizar e profissionalizar o setor. Dentre essas ações, está o Agrocafé, um dos maiores acontecimentos do calendário nacional da cafeicultura. Desde que foi criado, o Agrocafé vem crescendo e se reinventando a cada ano. A partir de 2012, deu início à realização simultânea do Seminário da Cafeicultura Familiar, que promove difusão de saber e tecnologia para os agricultores familiares.

“Nosso objetivo é estimular entre produtores de porte muito pequeno a consciência pela qualidade. E tem dado certo. Hoje, o café produzido em pequenas propriedades da Chapada Diamantina se destaca nacional e internacionalmente, graças à adesão dos cafeicultores aos critérios de qualidade. O Agrocafé traz esses produtores da zona rural para a capital, onde eles assistem palestras, fazem contatos, negociam a produção e descobrem que a única maneira de se destacar num mercado de grandes, é ser os melhores, ainda que pequenos”, diz Lopes Araújo.

O presidente da Assocafé acrescenta que o tradicional Concurso de Qualidade Cafés da Bahia, promovido pela Associação, tem revelado grandes campeões dentre os pequenos produtores. Exemplo disso é a presença baiana destacada no concurso promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA, no qual, dos 21 cafés inscritos, nove eram da Bahia, e, dentre estes, os cinco primeiros colocados. 

O vencedor do Cup of Excellence – Early Harvest, Cândido Vladimir Ladeia, também conquistou o primeiro lugar no Concurso de Qualidade Cafés da Bahia, da Assocafé, em novembro do ano passado.

Publicidade