Publicado em 04/03/2015 11h27

Abertura oficial da colheita das oliveiras ocorre nesta quinta-feira no RS

Santana do Livramento irá abrigar, no próximo dia 05 de março, a abertura oficial da colheita das oliveiras no RS. O município está entre os principais produtores do Estado, localizados especialmente na metade sul, juntando-se a Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Canguçu, Dom Pedrito, Candiota, Jaguarão, Bagé, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, entre outros. Santana do Livramento possui área plantada de 100 hectares.
Por: Agrolink com informações de assessoria

oliveira

A solenidade da Abertura da Colheita acontecerá na área da empresa Olivopampa, no Passo da Cruz, a 35 minutos do centro de Santana do Livramento, propriedade do casal Fernando e Sibele Rotondo. Na mesma data, está prevista a inauguração da agroindústria da família, a quinta fábrica de azeite no RS. A realização do evento foi acertada em reunião com técnicos da Câmara Setorial da Olivicultura da Secretaria da Agricultura e Pecuária, prefeitura de Santana do Livramento e técnicos da Emater.

O Secretário da Agricultura e Pecuária do Estado, Ernani Polo, estará presente na abertura oficial da colheita. “Estamos incentivando a produção cada vez maior da cultura das oliveiras no Estado, que tem grande potencial para aumentar, assim como a instalação de fábricas de azeite. Nosso produto é de qualidade e temos que divulgar isto, para que possamos fazer crescer a demanda por parte dos consumidores por produtos aqui do RS”, diz o secretário Ernani Polo.

Cultura cresce no RS

A implantação de olivais vem crescendo no Estado, bem como a instalação de fábricas de azeites. Com os investimentos em plantios de Olivais, retomados em 2004, chegou-se no RS, dez anos depois, em 2014, a uma área de 1.304 hectares plantados, por 109 produtores. A maioria dos olivais ainda são recentes estando em fase de formação das plantas.

O RS é o estado brasileiro com maior potencial de expansão do cultivo da oliveira e, consequentemente, da produção de azeite e de azeitonas em conserva. Com isto o Brasil poderia diminuir a grandíssima importação destes produtos. Estas importações representaram, em 2013, US$ 316 milhões em azeite e US$ 121 milhões em azeitonas, o que, considerando o valor do dólar em janeiro/2015, equivaleria a mais de 1 bilhão de reais que o Brasil manda para outros países.

Uma avaliação da safra, além de outros assuntos de interesse do setor, serão tratados em reunião da Câmara Setorial da Olivicultura, a ser realizada também em Santana do Livramento, no mesmo dia do evento.