Publicado em 04/03/2015 18h59

Roteiros tecnológicos da Dinapec trazem soluções para agricultores e pecuaristas do Centro-Sul do país

Evento da Embrapa reúne Unidades de Norte a Sul do Brasil e parceiros em projetos de pesquisa
Por: Embrapa Gado de Corte

dinapec

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Novas Cultivares Forrageiras, Mais Precoce: Tecnologias para Produção de Novilhos Precoces, Melhoramento Animal, Produção Leiteira, Sanidade Animal, Produção Sustentável de Leite, Integração Lavoura Pecuária (ILP), Manejo de Pastagens e Ovinocultura, esses são os roteiros disponíveis, gratuitamente, para produtores, técnicos e estudantes durante a 10ª edição da Dinâmica Agropecuária - Dinapec, que começa na próxima semana, dia 11, em Campo Grande-MS.

 

Realizada na Embrapa Gado de Corte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o crescimento da feira tecnológica ao longo de uma década baseou-se na demanda do público, incorporando mais Unidades da Empresa impulsionando, assim, a renovação dos roteiros, mantendo o formato dinâmico, as demonstrações práticas e a visualização do conhecimento gerado em bancada a campo.

Com duração média de três horas, os especialistas de cada tema permanecem o ciclo completo, possibilitando o compartilhamento de experiências e opiniões. Além disso, o visitante tem a liberdade de inscrever-se e participar das dinâmicas escolhidas em três dias de evento. “Neste ano teremos o roteiro sobre o projeto corporativo Mais Precoce. Serão discutidos o uso de creep-feeding e desmama precoce, as biotécnicas da reprodução, as principais estratégias de cruzamento de raças e ainda o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Tudo bastante interativo e diferente”, explica Carolina Castilho Dias, uma das responsáveis pela Dinapec.

Outro destaque, conforme a analista de transferência de tecnologia (TT), será para os bovinocultores de leite, que nesta edição contarão com duas opções de roteiro. O primeiro abordará a produção sustentável com alimentação a pasto, suplementação alimentar e ambiência, sendo conduzido pelos técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS). Aproximadamente, 300 produtores do interior do Estado, como Nioaque, Aquidauana, Jaraguari e Rio Negro, já estão inscritos nessa dinâmica.

Para os gestores da Agraer, Gisele Alves Ferreira Faria e Vitor Corrêa de Oliveira, diante do atual cenário da cadeia produtiva de pecuária leiteira sul-mato-grossense, na qual a produção ora cai ora estabiliza, de acordo com o Conseleite/MS, e em uma atividade onde os centavos valem centenas de milhares, “produzir leite encarece a cada dia e o produtor precisa ter estratégias para baratear seu custo, sem perder a qualidade do produto e, se possível, aumentá-la. A sustentabilidade da propriedade é o caminho”, ressalta Gisele. “Leite demanda trabalho, tecnologias adaptadas para a região, treinamento e um esforço coletivo”, emenda o pesquisador da Embrapa, Auro Akio Otsubo.

“Para atender as normativas do Ministério da Agricultura, nossos pequenos produtores devem buscar capacitação e o conhecimento adequado que lhes permitam continuar na atividade atendendo as exigências legais e do mercado consumidor. Muito cuidado no monitoramento dos seus custos de produção, que devem estar ajustados ao mercado e a remuneração que recebem pelo leite produzido. De nada adianta qualidade, volume e escala, se os custos vierem a inviabilizar o negócio”, reforça Leandro Ribeiro de Matos, técnico de TT da Embrapa.  

Coordenador do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Gado de Leite, Leovegildo Lopes de Matos, acentua ainda que os “produtores estão sempre se ocupando e se preocupando com o preço recebido pelo leite e muitas vezes se esquecem dos seus custos de produção, que podem ser desastrosos em médio prazo. Alimentação adequada para o rebanho, manejo das diversas categorias de animais, programa sanitário que lhe permita criar e ordenhar animais sadios, programa de seleção e cruzamento direcionado a atender seus objetivos, principalmente, econômicos só poderão ser garantidos com capacitação adequada. Progresso contínuo será exigência natural do mercado em evolução, a preocupação deve ser enfatizada para garantia de assistência técnica e capacitações continuadas”.

Mais uma alternativa - O segundo roteiro é o tradicional Produção Leiteira, o qual agrega as Unidades - Pecuária Sudeste, Gado de Leite, Rondônia e Pantanal, trazendo entre as novidades o “Vetscore, uma tecnologia simples, precisa e de baixo custo para avaliação da condição corporal de bovinos”, cita Carolina Dias. O manejo de bezerras, a higiene adequada, a produção de feno com o secador solar e a intensiva a pasto também estarão em debate para reforçar e qualificar uma das principais atividades dos pequenos agricultores do país.

Para 2015, a Dinapec foi construída corporativamente com a colaboração da Embrapa Agropecuária Oeste, Pantanal, Soja, Produtos e Mercado, Florestas, Pecuária Sudeste, Acre, Rondônia, Milho e Sorgo, Caprinos e Ovinos, Gado de  Leite, Gado de Corte, Agroindústria de Alimentos, Agroenergia, Cerrados, Departamento de Transferência de Tecnologia e Secretaria de Comunicação. Esta 10a edição tem o patrocínio da Unipasto, Senar/MS, Nutrekit e Grupo Fértille e o apoio da Fundação MS, Sindicato Rural de Campo Grande, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar/Agraer/MS, Geneplus, Coimma, Tramasul, Sistema Brasileiro do Agronegócio e AgrobrasilTV.  

Serviço:
Dinâmica Agropecuária - Dinapec
Data: 11 a 13 de março de 2015.
Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS (avenida Rádio Maia, 830, zona rural)
Informações: (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte.