Publicidade
Publicado em 05/03/2015 09h48

Mapa discute com Itamaraty e MDIC aumento de exportações

A ministra Kátia Abreu (Agricultura) e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Armando Monteiro (Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior) discutiram nesta quarta-feira (04.03) medidas que visam ao aumento das exportações de produtos agropecuários brasileiros.
Por: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Durante a reunião, no gabinete do Mapa, a titular da pasta afirmou que pretende atuar para reduzir as barreiras enfrentadas pelos produtos brasileiros no exterior, sejam sanitárias, fitossanitárias ou tarifárias. “Vamos reduzir entraves burocráticos e avançar no nosso comércio exterior”, afirmou.

“Nosso país tem muitas vantagens”, disse a ministra na reunião. Um dos exemplos citados foi o de frutas. O Brasil é o único país do mundo que erradicou a cydia pomonella, uma das principais pragas que ataca as macieiras (maçãs). Na Argentina, grande exportador de maçãs, isso não ocorreu. Por essa razão, o governo brasileiro deverá negociar a realização de inspeções em território argentino, como determinam as regras de comércio exterior. Países aceitam essas inspeções para atestar a qualidade dos produtos e manter seus mercados.

De acordo com a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Tatiana Palermo, os principais obstáculos estão no mercado de carnes e de grãos. O ministério trabalha a fim de habilitar novos estabelecimentos para exportar carnes bovina, suína e aves e para aprovar novos transgênicos, em especial de milho e soja.

“O reconhecimento internacional de status livre de doenças e pragas é importante para manutenção e abertura de mercado aos produtos brasileiros”, afirmou a secretária, que também destacou a importância da ampliação de acordos internacionais.

Os dez mercados prioritários para o Brasil são: China, União Europeia, Estados Unidos, Rússia, Venezuela, Japão, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Índia e África do Sul.

Kátia Abreu disse que a pasta está fazendo uma força tarefa para dar celeridade aos mais de quatro mil processos pendentes de análise. Ela também apresentou aos ministros as diretrizes do Planejamento Nacional de Defesa Agropecuária - programa que deverá ser lançado nos próximos meses.

“Estamos avançando e trabalhando duro para aumentar essa performance na exportação”, disse a ministra. “Há 4 ou 5 anos estamos trabalhando nesse planejamento para aprimorar e reorganizar todos os pontos da defesa agropecuária”, completou.

Publicidade