Publicado em 05/03/2015 10h08

Governo do Piauí distribui sementes de milho e feijão para plantio

Agricultores de pelo menos 133 municípios estão recebendo desde a semana passada sementes de feijão e milho repassadas pelo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR. A iniciativa contempla algo em torno de 45 mil famílias. São ao todo 400 toneladas de milho e feijão que estão sendo rateadas nas 17 regionais onde se encontram instaladas escritórios do Emater-PI. O investimento do governo na aquisição das sementes está orçado em R$ 1 milhão 560 mil.
Por: Elesbão News

semente

No projeto de repasses das sementes nos municípios, a SDR conta com apoio do EMATER, Sindicatos Rurais e Secretarias de Agriculturas. A nível estadual, a FETAG-PI também acompanha o desenrolar do processo, dando suporte aos sindicatos. Conforme o diretor geral do Emater-pi Marcos Oliveira serão distribuídas 276 toneladas de grãos, sendo 191 toneladas de feijão e 84 de milho.

O foco nesse repasse de sementes, conforme o diretor do Emater em entrevista ao Bom Dia Piauí da TV Clube serão os pequenos agricultores, principalmente aquelas famílias assistidas pelo Garantia-Safra, que residem em áreas rurais e que contabilizaram perdas agrícolas durante o ano passado. "Estes serão os primeiros a receber as sementes, para as famílias serem inscritas precisam procurar um dos escritórios das regionais do Emater-PI munidos de CPF e RG para fazer o cadastro", disse Marcelo, acrescentando que cada família deverá receber apenas 8kg de sementes- 4kg de milho e outros 4kg de feijão para o plantio.

No caso específico de Elesbão Veloso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais disse que a Regional Valença, a qual o município é jurisdicionado, receberá 12 mil quilos de feijão apenas para distribuir aos 15 municípios que compõem o bloco. Sendo que Elesbão Veloso receberá uma cota de apenas 800 kg de sementes para serem distribuídas. (Por: José Loiola Neto).