Publicado em 06/03/2015 09h12

PI: Jatobá pode ter base experimental da Embrapa sobre a melancia

Município é o maior produtor de melancia do Piauí, mas vem enfrentando sérios problemas
Por: Portal O Dia

MELANCIA

Conhecido como a “capital da melancia” o município de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) ganhou notoriedade em nível estadual e nacional com a produção de melancia de ótima qualidade. A troca da lavoura de milho, feijão e arroz pela plantação de melancia colocou o município no trilho do desenvolvimento. Segundo o Emater, até 2010 eram mais de 400 hectares plantados no município, com um rendimento de 25 mil quilos de melancia por hectare. A situação hoje mudou. 

Nos últimos anos a produção vem caindo por dois motivos: a falta de chuva no momento certo e uma praga que ataca a rama da melancia, impedido o fruto de se desenvolver. Os produtores chamam a doença de “rabo de raposa”, mas técnicos do município, do Emater e até de uma empresa de agrotóxicos já tentaram descobrir uma forma de eliminar a doença, sem sucesso. 

Na semana passada o prefeito do município enviou ofício ao Chefe Geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite solicitando parceria do órgão, para que um pesquisador da área de fitossanidade realize um diagnóstico da situação dos cultivos no município e posterior apresentação dos resultados. 

Segundo o prefeito Dalberto Rocha, a prefeitura vai oferecer todo o apoio logístico e financeiro, se necessário, para a realização dos trabalhos e o município pretende estreitar a parceria com a construção de uma base experimental permanente da Embrapa no município, voltada exclusivamente para a melancia.