Publicado em 09/03/2015 15h19

Expodireto Cotrijal: Kátia Abreu confirma aumento das taxas de juros no Plano Safra

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, destacou a pujança do setor agrícola durante cerimônia de abertura da 16ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada na manhã desta segunda-feira (09.03), em Não-Me-Toque. O evento ocorre até sexta-feira na cidade da região Norte do Rio Grande do Sul.
Por: Agrolink

abreu

Em entrevista exclusiva ao Portal Agrolink, Kátia Abreu advertiu que as taxas de juros vão subir para o Plano Safra, marcado para iniciar no segundo semestre do ano.  “Nos teremos reajustes e adequações, pois as taxas de juros estavam baixas demais. Mas eu almejo, no futuro, retomar os patamares baixos de juros. Este reajuste será dado apenas neste momento para ficar mais competitivo com os demais juros do Brasil”, disse.

Os índices de aumento não foram revelados pela ministra, os novos percentuais de aumento serão divulgados pelo Governo Federal nos próximos dias. O novo Plano começa no dia primeiro de julho.

Kátia Abreu anunciou também que o Planejamento Nacional de Defesa Agropecuária terá como prioridade os trabalhos de qualidade da cadeia leiteira, assim como a exportação do leite em pó.  A ministra da Agricultura ainda destacou que vai incentivar o setor de irrigação para cobrir mais de cinco milhões de hectares no Brasil durante os próximos anos.

Durante abertura oficial do evento, a ministra esteve acompanhada do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e do presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica. Políticos e lideranças do agronegócio nacional e gaúcho também estiveram presentes na cerimonia de abertura.