No primeiro bimestre, destacam-se os resultados obtidos com a comercialização externa do café, que somou US$ 716 milhões, indicando aumento de 49,2% em relação ao registrado nos dois primeiros meses do ano anterior. O segmento das carnes (bovina, suína, frango e peru) foi o segundo produto da pauta de exportação do agronegócio mineiro no período, totalizando US$ 109 milhões; o setor sucroalcooleiro e de produtos florestais contribuíram cada um com US$ 98 milhões e as exportações mineiras de soja somaram US$ 22 milhões. Esses produtos representam 93,3% da pauta mineira de exportações.
Os principais países compradores, nos dois primeiros meses do ano, foram Alemanha, EUA, Itália, Japão, Bélgica e China. Juntos esses países respondem por 58% das exportações do agronegócio mineiro.
Segundo o Superintendente de Política Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, carnes, produtos florestais e soja apresentaram resultados positivos em fevereiro em comparação com o mês anterior. Já o café e o complexo sucroalcooleiro registraram resultados negativos. “O mês de fevereiro teve um desempenho inferior de 21% em relação à janeiro”, afirma.