Publicado em 10/03/2015 08h59

Tempo favorável no RS consolida safra de soja do Brasil acima de 93 mi t

O Brasil deverá colher 93,4 milhões de toneladas de soja na atual temporada 2014/15, apontou uma pesquisa da Reuters com consultorias e entidades do setor, confirmando uma colheita recorde com a ajuda de boas produtividades no Rio Grande do Sul.
Por: Reuters

comum

A projeção apontada pela pesquisa, com a média de 17 diferentes fontes do setor, é bastante semelhante à vista em 12 de fevereiro. 

Mas agora é maior o consenso de que ocorrerão poucas modificações nas projeções dos próximos meses, com a colheita em estágio mais avançado e o clima favorecendo os cultivos nos Estados do Sul. 

Em 2013/14, o Brasil colheu o atual recorde de 86,12 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo dados oficiais. 

Nas últimas semanas, consolidaram-se as estimativas de perdas em algumas regiões, como partes de Goiás e Minas Gerais, mas também melhoraram as perspectivas para a colheita em algumas áreas do Paraná, Santa Catarina e, principalmente, no Rio Grande do Sul, em função de chuvas abundantes. 

"O número está perto do número final, apesar de haver ajustes até abril ou maio. Não deve mais mudar muita coisa", disse a analista Danielle Siqueira, da AgRural, que na sexta-feira elevou sua projeção para a colheita de soja para 93,4 milhões de toneladas, ante 91,9 milhões anteriormente. 

"Embora o estrago na soja precoce tenha sido grande em alguns Estados, a chuva retornou no fim de janeiro e isso ajudou muito as lavouras de ciclo médio e tardio", completou Danielle. 

A colheita nos dois principais Estados produtores já está bem avançada. Em Mato Grosso já alcança 67 por cento da área semeada e no Paraná chega a cerca de 40 por cento, segundo estimativas de entidades locais. 

Já no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor de soja do país, onde é comum ocorrerem perdas de produtividade em função do clima irregular, a área colhida até agora é de apenas 2 por cento. Mas muitos analistas estão otimistas com o que é visto no campo. 

"Neste ano, a situação das lavouras no estado é excelente. Diferentemente da maior parte dos Estados produtores, o clima foi regular e muito favorável ao desenvolvimento da soja em praticamente todas as fases do ciclo", disse nesta segunda-feira a consultoria INTL FCStone, em um relatório. 

A consultoria AGR Brasil elevou na sexta-feira sua estimativa de colheita para 95,1 milhões de toneladas, a mais otimista do levantamento da Reuters, ante 94,4 milhões anteriormente. 

"Há boa perspectiva do Rio Grande do Sul e recuperação de algumas áreas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e até Goiás desde o início de fevereiro, com clima altamente favorável. Esta recuperação limitou maiores perdas e, unidas ao clima altamente favorável no Sul, justificou nosso aumento", disse sócio-diretor da consultoria, Pedro Dejneka. 

Na manhã da terça-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga seu relatório mensal com estimativas oficiais para a safra brasileira de grãos. 

MILHO 

A colheita de milho no país deverá atingir 75,3 milhões de toneladas em 2014/15, segundo a média de 15 estimativas coletadas pela Reuters. Em meados de fevereiro, a projeção era ligeiramente maior, de 75,9 milhões de toneladas. 

Apesar de a primeira safra de milho já estar praticamente colhida, ainda há muitas incertezas sobre a segunda safra, que é semeada logo depois da colheita da soja e que já é maior que a colheita de verão. 

Um atraso na colheita de soja em muitas regiões, principalmente em Mato Grosso, reduziu a janela ideal de clima para o plantio da chamada "safrinha" de milho. Na opinião de analistas, isso torna as previsões para a colheita de milho bem menos consolidadas que as da soja. 

"O milho, claro, está em aberto por causa da safrinha", disse o analista Steve Cachia, da CerealPar. 

Em 2013/14 o Brasil colheu 80,05 milhões de toneladas de milho, segundo a Conab.