Publicado em 06/02/2024 09h55

Exportações de trigo do Brasil crescem em janeiro

Número representa um crescimento notável em comparação com as 561,52 mil toneladas registradas no mesmo período do ano anterior.
Por: Agrolink

As exportações de trigo do Brasil mostraram um crescimento no mês de janeiro, de acordo com uma análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Enquanto as negociações internas permanecem pontuais, com um interesse de compra relativamente baixo por parte dos moinhos, o país viu um aumento substancial nas exportações do cereal, mantendo a balança comercial superavitária neste início de ano.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil enviou aproximadamente 812,18 mil toneladas de trigo para o exterior até a quarta semana de janeiro. Esse número representa um crescimento notável em comparação com as 561,52 mil toneladas registradas no mesmo período do ano anterior.

Enquanto isso, as importações de trigo também aumentaram, totalizando 520,64 mil toneladas do cereal. Esse valor está acima das 439,98 mil toneladas registradas em todo o mês de janeiro de 2023. Além disso, os preços de importação do trigo apresentaram uma média de US$ 249,2 por tonelada FOB origem, indicando uma queda de 30% em relação aos valores verificados há um ano, que estavam na faixa de US$ 356,2 por tonelada.