Publicado em 11/03/2015 19h17

Categoria baby passa a ser novidade para algumas raças na 81ª ExpoZebu

Os julgamentos da 81ª ExpoZebu, que será realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, entre os dias 03 e 10 de maio, passarão a contar com uma novidade em 2015: a estreia da categoria baby para algumas raças zebuínas, como o caso da guzerá.
Por: Texto Assessoria

Poderão ser inscritos nessa categoria animais machos e fêmeas com idade de 06a 08 meses. “Não haverá premiação para essa categoria, somente o julgamento e mostra dos animais em pista. Os resultados desta categoria também não contarão pontos para o Criador e/ ou Expositor, assim como já acontece no campeonato Matriz Modelo”, explica o coordenador do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas, Mário Márcio Moura.
O valor de inscrição individual para os animais inscritos na categoria baby será de R$ 350,00.

A raça Brahman era a única a contar com o campeonato baby na ExpoZebu. A raça Nelore inclui a categoria em alguns eventos que compõem o ranking oficial, mas não inclui na ExpoZebu. A Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil solicitou a inclusão do campeonato baby no julgamento da raça durante a ExpoZebu deste ano.

A solicitação foi aprovada pela ABCZ e aberta as demais raças."A ACGB fez a solicitação para a categoria baby porque muitas vezes o criador tem um animal que considera muito bom e por conta da idade, as vezes um ou dois meses, nao pode levar o animal para Uberaba. A categoria baby é uma oportunidade para que os criadores comecem a apresentar mais cedo seus bons animais naquela que é maior feira das raças zebuínas do país", explica Adriano Varella, presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil.

Além de Brahman e Guzerá, a ABCZ espera que outras raças também participem com animais nesta categoria. 


Vagas para animais acima da idade de julgamento

Assim como no regulamento da Expozebu 2014, a ABCZ irá disponibilizar 05 vagas por criador/expositor para a Expozebu 2015, nas seguintes condições: essas vagas serão disponibilizadas para animais acima da idade de julgamento, podem ser animais tanto para leilão como somente para exposição, levando-se em consideração as características da idade de julgamento de cada raça; esses animais pagarão o mesmo valor das inscrições dos animais de pista, ou seja, R$ 350,00.  Os animais em questão, mesmo que vendidos nos leilões ou de qualquer outra forma, deverão ficar no parque de exposições até o final da Expozebu 2015 (dia 11/05/2015). Os animais deverão ficar alojados junto com os animais de pista dos criadores/expositores.