Publicado em 27/03/2024 19h41

Lucratividade da soja aperta no Brasil

A perspectiva de lucro está agora fortemente ligada ao desempenho da produtividade.
Por: Leonardo Gottems

Na safra 2023/24, os sojicultores brasileiros enfrentam desafios com possível queda nos lucros devido à redução dos preços da soja e uma esperada diminuição na produtividade, conforme indicado pela DATAGRO Grãos. A influência do fenômeno El Niño resultou em uma produtividade média mais baixa, levando a uma revisão para baixo das estimativas de lucro. 

Apesar da redução nos custos de produção, a perspectiva de lucro está agora fortemente ligada ao desempenho da produtividade. A consultoria também reduziu suas estimativas de produtividade média para a safra atual, representando um declínio de 10% em relação ao recorde anterior. Embora os custos operacionais tenham diminuído nos principais estados produtores, isso ocorre em uma base elevada, sendo o único fator positivo para os produtores, junto com pequenas economias em insumos e leve retração na taxa de câmbio, contrabalançados pelo aumento nos custos fixo

“Depois de 17 anos seguidos de renda dominantemente positiva aos produtores brasileiros de soja, a temporada da safra 2023/24 corre o risco  de ter resultados negativos para a maioria. Só conseguirá atingir o 18º ano de lucratividade bruta favorável aqueles produtores que obtiveram sucesso na produtividade média”, analisa França Junior. “A princípio, temos sinalizações abaixo dos resultados ainda  positivos de 2023, e muito abaixo dos excepcionais números de 2020, 2021 e 2022, com indicação de custos de produção menores, mas cenário pior de preços domésticos e produtividades seriamente comprometidas”, complementa o líder de conteúdo da DATAGRO Grãos.