Publicado em 09/04/2024 20h16

Animais da raça girolando chegam para julgamento na Expogrande 2024

Cerca de 150 bovinos serão expostos nos pavilhões até o próximo domingo, 14.
Por: Thais Cintra

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), começou a receber animais das raças girolando nos pavilhões do Parque Laucídio Coelho nesta terça-feira, 9. A organização estima que devem chegar de 120 a 150 animais pelos próximos dias. Segundo Carlos Ronan Salgueiro, diretor do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, a expectativa é positiva para a comercialização neste ano. 

"É um ano difícil e o agro vem sofrendo, mas já tivemos um leilão agora dia cinco e foi muito bom. A gente está nesse cenário de Expogrande onde pelo menos esse mês nos dá mais alegria. Apesar da realidade, a expectativa é boa para quem produz leite e a gente tem que estar sempre sorrindo, mesmo com as dificuldades e esperando o dia melhor", relata.

Nos dias 12 e 13 de abril, o Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, realiza a prova ranqueada de julgamento dos animais. O evento é uma oportunidade de negócios para todo o setor leiteiro, pois une diversas entidades com foco na genética e produção de leite. 

"Acadêmicos dos cursos de Zootecnia e Veterinária estão convidados a participarem do evento, assim como os visitantes que poderão conhecer mais da raça brasileira tropical e extremamente produtora", diz Aurora Real, diretora do núcleo e produtora rural.   

O girolando é resultado do cruzamento entre duas raças europeias, a Gir e a Holandesa. É conhecida por sua alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade. A raça é responsável por cerca de 80% do leite produzido no país e tem uma excelente capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é a única delegada para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da raça em todo o país. A instituição foi fundada em 1996 e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da raça, além de garantir a sua pureza e qualidade.