Frio ameaça lavouras europeias apesar do avanço no plantio e colheita
Publicado em 02/03/2025 13h59

Frio ameaça lavouras europeias apesar do avanço no plantio e colheita

Clima instável na Europa oscila entre calor e frio intenso, impactando o setor agrícola.
Por: Wisley Torales

O Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (25) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), revelou um cenário climático contrastante na Europa. Enquanto o sudoeste europeu enfrentou temperaturas acima da média, o leste registrou frio intenso, com mínimas próximas ao limite para danos em culturas de inverno.

O tempo seco predominou na maior parte do continente, favorecendo o plantio de algodão e a colheita de frutas cítricas no sul. No entanto, chuvas moderadas a intensas atingiram o oeste da Inglaterra e a Península Ibérica, garantindo boas reservas de umidade para o crescimento da primavera.

Na Espanha, Portugal e sudoeste da França, as temperaturas entre 3°C e 9°C acima do normal aceleraram o desenvolvimento dos grãos de inverno. Já no leste da Europa, com temperaturas até 9°C abaixo da média, houve risco de danos às lavouras. Apesar disso, a cobertura de neve no sul da Romênia e norte da Bulgária protegeu o trigo, cevada e colza dormentes do congelamento.

Publicidade