O aumento expressivo da produção agrícola brasileira em 2025 tem impulsionado a demanda por transporte, resultando em um aumento nos preços dos fretes rodoviários. De acordo com a Esalq-Log, os valores se aproximam de patamares históricos, devido à necessidade de escoar a safra recorde até os portos. Thiago Cardoso, diretor de Agronegócio da nstech, destaca que a produtividade logística é fundamental para mitigar os efeitos desse cenário, impulsionado pela lei da oferta e demanda. A dificuldade no escoamento também está relacionada à armazenagem e à infraestrutura precária, com deficiências em rodovias, ferrovias e hidrovias.
Para mitigar os impactos dessa alta nos custos logísticos, Cardoso sugere a intermodalidade como estratégia chave, combinando diferentes meios de transporte para otimizar a eficiência e reduzir despesas. O uso de sistemas de monitoramento e a melhor distribuição de armazéns também são indicados para otimizar a movimentação dos veículos e evitar deslocamentos desnecessários. A nstech tem se dedicado à integração de modais e ao desenvolvimento de soluções para reduzir custos operacionais, oferecendo sistemas de gestão de estoque, monitoramento de pátios e agendamento de carga e descarga.
Nos portos, a falta de integração entre processos pode causar atrasos na cadeia logística. Soluções de gestão e monitoramento em tempo real auxiliam na organização das operações, permitindo a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados. Cardoso ressalta a importância de aplicar a tecnologia de forma estratégica para solucionar os desafios das empresas, e a nstech se posiciona como um fornecedor estratégico para as trades agrícolas.
A ferrovia surge como uma alternativa essencial para o agronegócio, oferecendo menor custo por tonelada transportada. A eficiência desse modal pode ser ampliada com sistemas de rastreamento de vagões e planejamento para sincronização com outros meios de transporte, garantindo mais previsibilidade e redução de custos.