Ferrogrão: a promessa de impulsionar o agronegócio brasileiro
Publicado em 17/03/2025 17h19

Ferrogrão: a promessa de impulsionar o agronegócio brasileiro

Análise do potencial da ferrovia para reduzir custos e aumentar a competitividade
Por: Redação

O projeto Ferrogrão (EF-170) visa construir uma ferrovia conectando Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, no Pará. Com um trajeto principal de aproximadamente 933 km, além de ramais complementares, a ferrovia foi planejada para otimizar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso em direção aos portos do norte do país.

A proposta da Ferrogrão surgiu da necessidade de reduzir a dependência do transporte rodoviário, especialmente na BR-163. O projeto avançou com a Lei 13.452/2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim para permitir a passagem da ferrovia.

O processo de viabilização enfrentou desafios, incluindo a suspensão cautelar do projeto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em março de 2021. A ação questiona a constitucionalidade da Lei 13.452/2017, alegando que a exclusão da área do parque por meio de medida provisória fere normas constitucionais e impacta povos indígenas.

A discussão sobre o projeto continua em debate. O agronegócio defende a construção da ferrovia para otimizar a logística de exportação e reduzir custos operacionais. Em novembro de 2024, o Ministério dos Transportes encaminhou à Infra S.A. uma diretriz para acelerar o licenciamento ambiental da Ferrogrão e de outros projetos ferroviários.

O impacto da infraestrutura logística sobre o setor agropecuário é um dos principais fatores impulsionadores da Ferrogrão. Luiz Pedro Bier, vice-presidente da Aprosoja-MT, destaca a precariedade da estrutura atual, com falta de armazéns e estradas não pavimentadas, resultando em custos adicionais para os produtores.

Apesar do potencial econômico, estudos apontam desafios na implementação. Um relatório do Instituto Socioambiental (ISA) identificou falhas metodológicas na Análise Socioeconômica de Custo e Benefício (ACB) da Ferrogrão, comprometendo a confiabilidade dos resultados sobre a viabilidade do projeto.

Leia também: Safra recorde e gargalos logísticos

A relevância da Ferrogrão para o desenvolvimento da infraestrutura do país tem sido defendida por diversas lideranças. O ex-ministro Aldo Rebelo criticou a demora na execução do projeto, considerando a situação inaceitável e um processo de sabotagem contra a infraestrutura do Brasil.

O projeto da Ferrogrão segue como um dos principais investimentos em logística ferroviária do país, representando uma alternativa estratégica para o transporte de cargas agrícolas e uma possível solução para os gargalos enfrentados pelo setor produtivo.

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