AgroBrasília: Produção orgânica ganha força com inovação e sustentabilidade
Publicado em 22/05/2025 11h30

AgroBrasília: Produção orgânica ganha força com inovação e sustentabilidade

Durante a AgroBrasília 2025, especialistas, produtores e startups se reuniram em um painel para discutir os desafios e oportunidades da produção orgânica, com foco em inovação, sustentabilidade e ampliação do mercado.
Por: Redação

A cadeia de valor dos produtos orgânicos foi o tema central de um painel realizado no AiTec, durante a AgroBrasília 2025. O evento reuniu especialistas, produtores, startups e representantes de instituições para debater os desafios, tendências e oportunidades do setor, com ênfase na geração de conhecimento, no fortalecimento da produção e na expansão do mercado.

Joe Valle, CEO da Fazenda Malunga, destacou a importância do encontro para energizar os produtores orgânicos. “A nossa missão aqui é levar uma injeção de ânimo aos produtores, mostrar que existe uma luz no fim do túnel. Existem pessoas e empresas que lutam diariamente para que essa realidade avance e para que possamos entregar alimentos saudáveis, sustentáveis e com impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Além disso, esse modelo precisa ser economicamente viável”, afirmou Valle.

Guilherme Souza, CEO da AgroBee, apresentou a polinização assistida como uma ferramenta de produtividade sustentável. Ele citou um estudo desenvolvido em parceria com a Syngenta e a Embrapa, que comprovou um aumento médio de 16,5% na produtividade do café, com potencial para gerar até R$ 22 bilhões de impacto econômico na cadeia. “Acreditamos que a polinização é uma nova fronteira da agricultura sustentável”, ressaltou Souza.

Sylvia Wachsner, diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), abordou a importância da informação e do acesso ao mercado para o crescimento do setor. “A produção de alimentos orgânicos é essencial para a sustentabilidade, para a sociobiodiversidade e para garantir alimentos mais saudáveis à população brasileira. O setor já cresce, mas pode avançar muito mais com informação, tecnologia e modelos sustentáveis”, declarou Wachsner.

Clevane Valle, do Instituto Brasil Orgânico, avaliou que o painel foi fundamental para discutir temas como normas, produção, tendências e desafios, incluindo a burocracia no processo de certificação orgânica. “Debatemos desde a importância das abelhas na produção até o fortalecimento institucional, com a criação do Instituto Brasil Orgânico. Também conhecemos a trajetória da Fazenda Malunga e refletimos sobre as tendências de mercado, que são essenciais para quem quer atuar de forma sustentável e competitiva”, concluiu Valle.

O painel evidenciou que, apesar dos desafios existentes, a cadeia dos produtos orgânicos possui um grande potencial de crescimento, desde que sejam superadas questões como o acesso à informação, a adoção de tecnologias inovadoras, o fortalecimento institucional e a garantia da viabilidade econômica.

Serviço:

Feira AgroBrasília 2025
Data: terça-feira a sábado – 20 a 24 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF

Publicidade