Apoio do Governo e da Assembleia amplia cooperativismo e renda em MS
Publicado em 02/07/2025 17h00

Apoio do Governo e da Assembleia amplia cooperativismo e renda em MS

O cooperativismo em Mato Grosso do Sul, reunindo 137 cooperativas, gera mais de 15 mil empregos diretos e impacta positivamente a vida de mais de 660 mil cooperados, sendo pilar de inclusão e desenvolvimento no estado.
Por: Redação

O cooperativismo se consolida como um pilar de inclusão e desenvolvimento em Mato Grosso do Sul, reunindo 137 cooperativas e gerando mais de 15 mil empregos diretos. O setor impacta positivamente a vida de mais de 660 mil cooperados, o que corresponde a cerca de um quarto da população sul-mato-grossense. A importância do setor foi destacada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Jaime Verruck, durante evento alusivo à Semana do Cooperativismo, realizado na Assembleia Legislativa.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, coordenada pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), em parceria com o Sistema OCB/MS.

Jaime Verruck enfatizou que o cooperativismo está alinhado com a estratégia de desenvolvimento do estado. "Acreditamos que todo o processo do cooperativismo tem contribuído sobremaneira para os indicadores favoráveis de MS", afirmou.

A SEMADESC realizou recentemente o MS Day Coop em Cascavel, no Paraná, demonstrando o transbordamento dos investimentos das cooperativas paranaenses em Mato Grosso do Sul.

"Mostramos no MS Day Coop claramente que existe um transbordamento dos investimentos das cooperativas paranaenses no Mato Grosso do Sul, tanto na expansão de armazenagem, como na industrialização", disse Verruck.

Um exemplo significativo é o investimento de R$ 200 milhões da Copasul em uma indústria de soja, similar à Coamo.

Celso Régis, presidente do sistema OCB/MS, ressaltou o reconhecimento da ONU ao cooperativismo. "Este ano estamos na semana internacional do Cooperativismo, em que a ONU proclamou para nós celebrarmos", disse. Ele destacou que a Assembleia Legislativa de MS é a única no Brasil em que todos os deputados pertencem à Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo.

Segundo dados do governo estadual, mais da metade dos investimentos privados provém de cooperados. Novas cooperativas estão surgindo, inclusive nas áreas de suinocultura e bovinocultura de corte.

O governo estadual também busca ampliar o desenvolvimento do cooperativismo na agricultura familiar. "Temos trabalhado fortemente para organizar a agricultura familiar do Estado através do cooperativismo, que nós consideramos isso fundamental", pontuou Verruck.

FCO e expansão do crédito

As cooperativas de crédito têm apresentado forte expansão em Mato Grosso do Sul. O secretário Jaime Verruck informou que essas entidades já são habilitadas no FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste).

Atualmente, 10% dos recursos do FCO são destinados ao setor cooperativo. A OCB/MS pleiteia a ampliação desse percentual para 20%, o que está em discussão no FCO.

O PROCOOP (Programa de desenvolvimento das cooperativas), realizado em parceria entre o governo estadual e a OCB/MS, é um importante estímulo ao cooperativismo.

"O Governo do Estado tem um programa de promoção do cooperativismo, porque a gente entende que o cooperativismo faz parte da estratégia de desenvolvimento. O PROCOOP é uma ferramenta do Governo que nós temos para atrair novas cooperativas, criar novas cooperativas", frisou Verruck.

O secretário da SEMADESC destacou a capacidade do cooperativismo de gerar desenvolvimento local e renda para a população. "A grande diferença é que a reaplicação desse recurso é voltada à economia local", finalizou.

A atuação da bancada estadual e o trabalho da frente parlamentar na Assembleia Legislativa foram reconhecidos por Verruck. "Termos 100% de deputados que cuidam desse processo cooperativo é extremamente importante", enfatizou.

O estado contabiliza mais de 15 mil empregos diretos gerados em praticamente todos os municípios. O objetivo é continuar atraindo cooperativas de outros estados e potencializar as cooperativas já existentes.