Abitrigo promove congresso internacional para discutir o mercado do trigo
Publicado em 05/09/2025 09h00

Abitrigo promove congresso internacional para discutir o mercado do trigo

O 32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela Abitrigo, reunirá especialistas no Rio de Janeiro para debater o futuro do setor e as perspectivas para 2026.
Por: Redação

O 32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), será realizado entre os dias 20 e 22 de outubro no Rio de Janeiro. O evento reunirá representantes da indústria, especialistas, produtores e autoridades para discutir os rumos do setor, analisar o ano de 2025 e traçar estratégias para 2026.

A programação terá início na noite de 20 de outubro com a palestra “Economia e Geopolítica no Brasil e no Mundo”, ministrada pelo cientista político e jornalista Gustavo Segré e pela economista Zeina Latif, sócia da Gibraltar Consulting. O painel será moderado pelo presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa.

“O Congresso é fundamental para que os diferentes elos da cadeia do trigo possam debater em profundidade as oportunidades e os desafios do mercado, contribuindo para decisões estratégicas e para o fortalecimento do setor no Brasil”, destaca Rubens Barbosa.

Na manhã do segundo dia, o diretor econômico do Destrava Brasil, Luiz Renato Hauly, ministrará uma palestra sobre os impactos da Reforma Tributária no setor.

Em seguida, o painel "A Competitividade do Negócio Trigo" reunirá especialistas para discutir o desempenho econômico do setor moageiro, desafios gerenciais e práticas de gestão. O espaço contará com a presença do vice-presidente da Falconi Consultores, André Paranhos, e do diretor da Kellanova, Glauco Ferreira.

O painel "Do dado ao valor: IA e automação inovando a Indústria do Trigo" trará a participação de Edson Palorca, gerente de Vendas da Haver & Boecker Latinoamericana, e de Érica Briones, Product and Strategy Advisor na Inovação Ninja.

O terceiro dia do congresso terá início com o tema “A Farinha de Trigo no Novo Mercado Consumidor”. O encontro contará com a participação de Didier Rosada, VP de Operações da Uptown Bakeries / Red Brick Consulting – EUA, e de Pery Carvalho, fundador da Bioalimentos.

Para finalizar, o público irá conferir o painel “O Mercado do Trigo”, que trará Elcio Bento, especialista em Trigo da Safras & Mercado, Pablo Maluenda, consultor privado do Mercado de Trigo, e Jorge Lemainski, chefe da Embrapa Trigo.

A programação inclui ainda workshops promovidos pela Pensalab, Envirologix, Premiertech e Stern.

“Trabalhamos em uma programação bem consistente, que aborda temas de interesse para todo o setor e que colabora com o crescimento e desenvolvimento dos negócios do trigo no Brasil e no mundo. Será um espaço de grandes trocas e networking para os elos da nossa cadeia”, finaliza Rubens Barbosa.

As inscrições e informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.congressoabitrigo.com.br  

SERVIÇO 

32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo 

Data: 20 a 22 de outubro de 2025 
Local: Windsor Barra Hotel – Rio de Janeiro (RJ) 
Informações e inscrições: https://congressoabitrigo.com.br