Mato Grosso bate recorde histórico na exportação de carne bovina
Publicado em 10/09/2025 20h13

Mato Grosso bate recorde histórico na exportação de carne bovina

Mato Grosso registrou um recorde histórico na exportação de carne bovina em agosto de 2025, com 89,68 mil toneladas, e viu a Rússia superar os EUA como comprador.
Por: Redação

As exportações de carne bovina de Mato Grosso atingiram um volume recorde em agosto de 2025. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado embarcou 89,68 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC).

O volume representa uma alta de 0,22% no comparativo com julho de 2025 e configura o maior patamar já exportado pelo estado em um único mês. O faturamento total com as vendas externas alcançou US$ 391,80 milhões em agosto.

O preço médio da tonelada de carne exportada ficou em US$ 4.368,59. A análise do Imea, divulgada nesta segunda-feira (8), aponta que a demanda da China, principal destino do produto, permaneceu aquecida, com um aumento de 1,71% nas compras em relação ao mês anterior.

Um dos destaques do período foi a mudança no ranking de importadores. A Rússia ultrapassou os Estados Unidos nas compras totais e se consolidou como o segundo principal mercado para a carne mato-grossense, sendo responsável por 6,47% de todo o volume exportado pelo estado em 2025.

A análise do Imea indica que o aumento na demanda externa, observado no segundo semestre, tende a intensificar a alta nos preços do boi gordo. O movimento ocorre em um período em que a demanda interna pelo produto também costuma ser maior.