As exportações de carne bovina de Mato Grosso atingiram um volume recorde em agosto de 2025. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado embarcou 89,68 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC).
O volume representa uma alta de 0,22% no comparativo com julho de 2025 e configura o maior patamar já exportado pelo estado em um único mês. O faturamento total com as vendas externas alcançou US$ 391,80 milhões em agosto.
O preço médio da tonelada de carne exportada ficou em US$ 4.368,59. A análise do Imea, divulgada nesta segunda-feira (8), aponta que a demanda da China, principal destino do produto, permaneceu aquecida, com um aumento de 1,71% nas compras em relação ao mês anterior.
Um dos destaques do período foi a mudança no ranking de importadores. A Rússia ultrapassou os Estados Unidos nas compras totais e se consolidou como o segundo principal mercado para a carne mato-grossense, sendo responsável por 6,47% de todo o volume exportado pelo estado em 2025.
A análise do Imea indica que o aumento na demanda externa, observado no segundo semestre, tende a intensificar a alta nos preços do boi gordo. O movimento ocorre em um período em que a demanda interna pelo produto também costuma ser maior.