Adapar torna obrigatória vacina contra raiva em 30 cidades do PR
Publicado em 26/09/2025 16h54

Adapar torna obrigatória vacina contra raiva em 30 cidades do PR

A Adapar tornou obrigatória a vacinação contra a raiva em herbívoros de 30 municípios do Oeste do Paraná. A medida preventiva visa conter o avanço da doença, que já registrou 166 focos em 2025.
Por: Redação

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) determinou a vacinação obrigatória contra a raiva em herbívoros domésticos com idade a partir de três meses em 30 municípios do Oeste do estado. A medida, oficializada pela portaria nº 368/2025, entrou em vigor nesta quinta-feira (25) e abrange bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, ovinos e caprinos.

A decisão da Adapar considera o aumento no número de focos de raiva registrados nos últimos anos, especialmente nas regiões de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Em 2024, o Paraná confirmou 227 focos da doença, sendo que mais da metade se concentrou nessas áreas. Até setembro de 2025, já foram contabilizados 166 focos em 41 municípios, com 81 deles localizados na mesma região.

De acordo com o Departamento de Saúde Animal (Desa) da Adapar, a escolha dos municípios levou em conta a quantidade de focos, a proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu, a ocorrência de áreas compartilhadas de transmissão e o número de pessoas que precisaram de tratamento após contato com animais suspeitos.

"A raiva é uma zoonose que preocupa porque pode ser transmitida dos animais para as pessoas. A portaria estabelece o prazo de seis meses para que os rebanhos sejam vacinados, justamente como medida preventiva", explica Otamir Cesar Martins, diretor-presidente da Adapar.

Municípios Abrangidos

A lista dos municípios onde a vacinação é obrigatória inclui Boa Vista da Aparecida, Braganey, Campo Bonito, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Diamante D’Oeste, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Ibema, Itaipulândia, Lindoeste, Matelândia, Medianeira, Missal, Planalto, Pérola D’Oeste, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Realeza, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

Adapar Educa à Campo

Para intensificar a conscientização sobre a importância da vacinação, a Adapar realizará o projeto “Adapar Educa à Campo – Enfrentamento Contra a Raiva dos Herbívoros” entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro em Cascavel e municípios vizinhos. A iniciativa mobilizará produtores, médicos veterinários, estudantes e agentes públicos.

A programação inclui palestras em escolas, encontros com sindicatos, visitas técnicas a comunidades rurais e ações de orientação direta aos produtores, com foco na biosseguridade e na vacinação dos rebanhos. Cerca de 40 servidores da Adapar participarão da mobilização.

O encerramento do projeto será no dia 2 de outubro, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel. O evento reunirá gestores e entidades parceiras para alinhar estratégias de combate à doença e reforçar a importância da cooperação entre poder público e setor produtivo.