Soja em MT: Processamento cresce 4% e projeta novo recorde para 2025
Publicado em 22/10/2025 08h06

Soja em MT: Processamento cresce 4% e projeta novo recorde para 2025

O esmagamento de soja em Mato Grosso acumulou 9,95 milhões de toneladas até setembro, alta de 4,08%, e deve fechar 2025 com um recorde de 13,01 milhões.
Por: Redação

O volume de soja esmagada em Mato Grosso alcançou 9,95 milhões de toneladas entre janeiro e setembro de 2025. O montante representa um aumento de 4,08% em comparação ao mesmo intervalo de 2024 e se posiciona 15,69% acima da média registrada nos últimos cinco anos para o período. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O desempenho recorde no processamento da oleaginosa está diretamente ligado à maior procura por seus coprodutos, como o farelo e o óleo de soja, e à expansão da estrutura industrial no estado. Segundo o Imea, “a capacidade industrial cresceu 4,21% em 2025 frente a 2024”, o que permitiu absorver um volume maior de grãos para transformação.

Essa ampliação da capacidade de esmagamento é uma resposta da indústria à demanda aquecida, principalmente do setor de carnes, que utiliza o farelo de soja como um dos principais componentes da ração animal. Além disso, o óleo de soja é matéria-prima fundamental para a indústria de alimentos e para a produção de biodiesel, setores que também mostram crescimento.

Apesar do forte desempenho no acumulado do ano, o ritmo de processamento apresentou uma retração pontual em setembro. No mês, foram processadas 870,44 mil toneladas de soja, volume 26,56% inferior ao registrado em agosto e 5,73% abaixo do observado em setembro de 2024.

O instituto explica que essa queda se deve “principalmente às paradas técnicas para manutenção das plantas de esmagamento”. Essas pausas programadas são procedimentos padrão na indústria para garantir a eficiência e a segurança operacional dos equipamentos antes do início do processamento da nova safra.

O Imea também aponta outro fator que contribuiu para a desaceleração de setembro. Indústrias que não realizaram a compra antecipada de soja encontraram dificuldades para adquirir a matéria-prima no mercado spot. A menor disponibilidade de grãos no mercado interno limitou o ritmo de processamento em algumas unidades.

A projeção do instituto para o fechamento de 2025, contudo, permanece otimista. A expectativa é que o volume total de soja esmagada no estado atinja 13,01 milhões de toneladas. Se confirmado, o número representará um incremento de 2,71% em relação ao volume total processado durante o ano de 2024.