Publicado em 24/10/2014 14h08

Brasil debate impactos da política agrícola com países das Américas

Segundo evento do ciclo de 12 videoconferências sobre políticas agrícolas para o setor no continente terá apresentação do diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Mapa, Benedito do Espírito Santo, e painelistas dos Estados Unidos, Argentina e Brasil. Internautas podem participar enviando perguntas
Por: Agrolink com informações de assessoria


Os impactos da política agrícola brasileira serão debatidos por representantes de governos, do setor produtivo e acadêmicos na segunda videoconferência do ciclo Políticas públicas nas Américas face à agenda pós-2015 de desenvolvimento. O evento será realizado na sexta-feira (24), a partir das 14 horas, e terá como conferencista Benedito Rosa do Espírito Santo, diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil. O conferencista já ocupou diversos cargos no Ministério e foi representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na Argentina.

A conferência ainda contará com a economista do Serviço de Pesquisas do United States Departament of Agriculture  (USDA), Constanza Valdes. Especialista em Brasil, Constanza tem extensa experiência em análises e pesquisas sobre economia, agricultura e políticas comerciais relacionadas ao país. Rafael Navas, professor e pesquisador da Faculdade Tecnológica de  São Paulo (Fatec-SP) e Maria Soledad Puechagut, coordenadora da Unidade de Estudos Econômicos e Sociais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina. . Os debates refletirão sobre os desafios futuros para os países das Américas em questões como políticas agrícolas, segurança alimentar, gestão dos recursos naturais, questões de gênero, juventude e migração rural-urbana, comércio agropecuário e gestão de riscos na agricultura.

A política agrícola implementada pelo Mapa no Brasil se baseia em um conjunto de ações para o planejamento, financiamento e seguro da produção agrícola, desdobradas em três grandes linhas de atuação: gestão de riscos rurais, crédito e apoio à comercialização e garantia de renda.
 
O público poderá acompanhar o debate e enviar questões pela internet no linkhttp://www.iica.int/Eng/Programs/StrategicAnalysis/Pages/DialogueforAgriculturalPolicies/Seminar2.aspx.
A videoconferência sobre a política agrícola brasileira é o segundo evento de uma séria de 12 encontros virtuais organizados pelas representações do IICA no Brasil e em nos Estados Unidos. O objetivo da iniciativa é promover o debate sobre os impactos da decisões políticas de países-membros do Instituto na economia do continente. No primeiro evento, a  Lei Agrícola dos Estados Unidos de 2014 (conhecida como Farm Bill) foi o tema dos debates.