Publicado em 24/10/2014 14h57

Ovo: Granja x Varejo, participação está abaixo de 30% em outubro

Nesta semana - 43ª semana do ano - a dúzia de ovos ao produtor (granja, R$1,27) sofreu queda de 4,5% e 9,5%, na semana e no ano, respectivamente.
Por: Avisite

povo

No varejo, a redução foi um pouco menor: de 3,8% na semana e de 5,3% no ano. Com isso, na semana, houve leve queda de 0,4 ponto percentual na participação do produto na granja sobre o varejo.

No mês, a participação está em 29,43%, por enquanto, a segunda pior participação de 2014. Mas, pelo menos no acumulado do ano, o preço médio na granja e no varejo indicam participação um pouco melhor: 36,66%. Entretanto, equivale a uma perda na participação anual de 13,3% visto que no mesmo período do ano passado era de 42,29%.

Faltando apenas uma semana para o encerramento do mês não se vislumbram mudanças que possam alterar drasticamente os indicadores atuais. Segundo a Jox Assessoria Agropecuária, estando no período mais crítico do mês para comercialização, o mercado se encontra momentaneamente equilibrado e sem os excedentes de oferta verificado em períodos anteriores.

Aliás, nesse momento, promoções efetuadas no varejo podem favorecer um maior consumo pois, afinal, é um produto de alto valor nutritivo. E, se o consumidor está descapitalizado, vai buscar outras alternativas para suas necessidades.