Publicidade
Publicado em 24/10/2014 15h53

Exportações da avicultura crescem 13% em nove meses no Paraná

Alta do dólar e compras da Rússia foram os principais destaques, de acordo com o Sindiavipar
Por: Raphael Salomão

dcortefrango

A avicultura do Paraná encerrou os nove primeiros meses do ano com exportações 12,9% maiores em relação ao mesmo período no ano passado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24/10) pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do estado (Sindiavipar).

Os embarques totalizaram 937,54 mil toneladas, de acordo com o Sindiavipar, com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. De janeiro a setembro de 2013, foram 830,08 mil toneladas. O faturamento no período somou US$ 1,712 bilhão. Nos nove primeiros meses de 2013, tinha sido de US$ 1,616 bilhão.

“O Paraná tem um tripé, que é quantidade, qualidade e preço. Isso dá competitividade”, disse o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, durante o Workshop de Avicultura Paranaense 2014, em Foz do Iguaçu.

Entre os mercados de destaque, está a Rússia, que recentemente abriu as portas para os produtos brasileiros em função dos impasses políticos com outros países em torno da crise na Ucrânia. Na avaliação de Domingos Martins, é uma oportunidade para consolidar um mercado que considera instável. “O que se trabalha hoje é para confirmar esses números e não deixá-los só periódicos. Nós colocamos o pé lá para ficar”, afirmou.

Ele lembrou que situação semelhante ocorreu com o Japão. Conforme Domingos Martins, o mercado japonês se abriu para o frango brasileiro por causa da gripe aviária na Tailândia e se manteve. “Uma vez instalado o frango brasileiro, fica muito difícil tirar, a não ser que haja problema político.”

A alta do dólar também foi fator positivo, explicou Martins. Com a moeda americana valorizada em relação ao real, a competitividade do produto brasileiro no exterior fica maior, refletindo na receita dos exportadores.

Publicidade