Os analistas do banco consideram que, após forte queda no primeiro bimestre, os volumes embarcados podem estar em processo de alta, ainda que o cenário permaneça desafiador para as vendas externas.
Em relação à carne bovina, o BofA ressaltou que as exportações à Rússia caíram 12% em março, no comparativo anual, após recuo de aproximadamente 60% no primeiro bimestre do ano. As vendas para a Venezuela permaneceram fracas, com queda de 44% em março, enquanto os embarques para Hong Kong mostraram recuperação e cresceram 7% no mês (também ante março de 2014), após recuo de 11% em fevereiro. Segundo os analistas do banco, os números demonstram que os volumes podem estar em recuperação após atingirem o fundo do poço e que "os níveis de estoques dos principais mercados (importadores) podem estar baixos".
A recuperação, segundo o BofA, é mais visível para a exportação de carne de frango. No acumulado do ano, já há alta de 1% no volume embarcado, ante queda de 24% da carne bovina. Em relatório a clientes, o banco cita a melhora nas importações da Arábia Saudita (+20% em março, no comparativo anual) e China e Hong Kong (+20%).
Apesar disso, o BofA destaca que os preços em dólar das exportações de frango caíram 15% desde dezembro, sendo parcialmente compensados pela desvalorização do real no período. No entanto, os analistas esperam que os casos de gripe aviária nos Estados Unidos e o aumento menor que o esperado na oferta devem ajudar a elevar os preços.
Margens A margem bruta obtida com as exportações também indicou recuperação em março, mas, no resultado consolidado do trimestre, houve queda. No último trimestre de 2014, a margem com as vendas externas de carne bovina era de 20%, enquanto nos primeiros três meses deste ano o índice foi de 17%. Para o frango, a margem caiu de 52% para 46%.
Ainda assim, o BofA observou recuperação nas margens brutas entre janeiro e março de 2014. No mês passado, a margem obtida com a venda da carne bovina foi de 20%, ante o resultado de 13% observado no primeiro mês do ano. No caso do frango, a margem subiu de 44% em janeiro para 48% em março.