O programa concede financiamento a famílias para compra ou ampliação de propriedades rurais numa espécie de reforma agrária paga. Trata-se de pequenos pedaços de terra, de 6 hectares em média. O Cedraf considera que os financiamentos ajudam a manter famílias no campo e apoiam especialmente mulheres e jovens do setor. Entre as áreas a serem adquiridas em 2015 no Paraná está parte da Fazenda São Domingos, em Cascavel (Oeste), invadida por sem-terra há 15 anos.
Apesar de ter seu território agropecuário praticamente todo ocupado e de o comércio de terras ser limitado, o Paraná tem mais operações de crédito fundiário que outros estados porque domina melhor a legislação em vigor, afirma o presidente do Cedraf (e secretário estadual da Agricultura), Norberto Ortigara.
R$ 80 mil
é o valor máximo de financiamento por agricultor no Programa Nacional de Crédito Fundiário. Esse teto é considerado baixo, diante da valorização das terras. Financiamentos são de apenas 6 hectares em média.