Publicado em 05/11/2014 08h38

África do Sul reabre mercado para carne brasileira, segundo a ABPA

Segundo a Associação, o mercado sul-africano barrou a entrada do produto em 2005, quando foram registrados focos de febre aftosa no PR e no MS
Por: Estadão Conteúdo

gas

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou nesta terça-feira (4/11) em nota, que a África do Sul reabriu o seu mercado para a compra de carne suína brasileira após nove anos de embargo. Segundo a Associação, o mercado sul-africano barrou a entrada do produto em 2005, quando foram registrados focos de febre aftosa no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Antes do fechamento, as exportações brasileiras de carne suína para o país africano totalizaram 18 mil toneladas no ano.

Segundo o vice-presidente de suínos da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas, o volume correspondeu a 2,9% do total de embarques em 2005, colocando a África do Sul como o quarto principal destino da proteína. Na avaliação do presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, a reabertura da África do Sul deverá influenciar positivamente o saldo das exportações da suinocultura brasileira já no curto prazo. "Com este mercado, queremos expandir o fluxo de exportações de carne suína do Brasil, diminuindo a dependência dos embarques do setor para o Leste Europeu", afirmou Turra, em nota.