Publicado em 06/11/2014 08h30

Embrapa vai lançar inseticida biológico contra lagarta-do-cartucho

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) prepara para o próximo ano o lançamento de tecnologia para o controle biológico da “lagarta-do-cartucho”.
Por: Leonardo Gottems

lagartadocartucho

A praga é uma das principais ameaças às lavouras brasileiras de milho, soja, feijão e algodão, entre outras, e vem demonstrando resistência a inseticidas e até mesmo a sementes transgênicas.

O farmacêutico Paulo César Manara Bittar está desenvolvendo testes no laboratório das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) para a fabricação do inseticida biológico utilizando o Baculovirus spodoptera. O objetivo da Embrapa é viabilizar o produto para ser utilizado em nível comercial.

O teste foi realizado no laboratório de Análises, Biotecnologia e Química de Alimentos da Fazu. “O teste que estamos fazendo é o de secagem em câmara de vácuo e vai nos mostrar se esse tipo de secagem é o ideal para chegarmos ao produto final. Estamos na fase final de desenvolvimento desse produto que deve começar a ser comercializado no fim de 2015 ou início de 2016”, conta Paulo César.