Publicado em 06/11/2014 08h55

ABPA vai à China tentar ampliar mercado para carnes de frango e suína

Meta é acelerar habilitação de novas plantas brasileiras para exportação
Por: Estadão Conteúdo

china

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceira com o Ministério da Agricultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),pretende aumentar as exportações brasileiras de aves e suínos para a China. A entidade participará na próxima semana de uma série de encontros no país com empresas importadoras e autoridades chinesas.

Em relação às vendas externas de carne de frango, o principal objetivo da ABPA é acelerar o processo de habilitação para que novas plantas brasileiras passem a exportar para o mercado chinês. Atualmente, 29 plantas avícolas em todo o Brasil estão autorizadas a exportar para o país.

De acordo com dados da entidade, os embarques de carne de frango para China entre janeiro e setembro deste ano cresceram 20,4% na comparação com igual período de 2013, alcançando 168,5 mil toneladas. Em receita, a alta foi de 17,2%, com US$ 382,6 milhões arrecadado.

Segundo a entidade, o potencial de crescimento é maior no segmento de suínos. De janeiro a setembro, o Brasil exportou somente 753 toneladas do produto para o mercado chinês, que é o maior consumidor mundial da proteína. O volume consumido anualmente pelo país é de 50 milhões toneladas, duas vezes maior do que o consumo da União Europeia, segundo maior mercado.

Para incentivar os embarques de carne suína para a China, a ABPA pretende destacar a qualidade sanitária do Brasil. O país permanece livre de Diarreia Suína Epidêmica (PED), enfermidade que tem afetado diversos mercados produtores, entre eles a China.