Publicado em 06/11/2014 09h16

Avicultura paranaense debate desafios e oportunidades para 2015

Bom desempenho do setor motiva o VII Encontro Técnico Unifrango, que promove série de palestras com especialistas renomados nos dias 26 e 27 de novembro, em Maringá
Por: Agrolink

gagranja

O ano de 2014 está sendo de crescimento para o setor avícola paranaense. A abertura do mercado russo impulsionou as exportações do Estado, que apresentaram crescimento de quase 13% no acumulado até o terceiro trimestre deste ano. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O ritmo de crescimento é acompanhado pela produção, que segundo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), teve alta 6,3% nos nove primeiros meses deste ano.

Em meio a esse cenário, a Unifrango Agroindustrial promove o VII Encontro Técnico, nos dias 26 e 27 de novembro, em Maringá, que além de realizar um balanço, discutirá as expectativas do setor com a entrada de 2015.
O objetivo do evento é debater temas pertinentes ao aperfeiçoamento da avicultura a fim de oportunizar um crescimento sustentável para a cadeia. “Para esta edição organizamos debates e palestras com especialistas que abordaram desde a nutrição até questões relacionadas à economia e agronegócio”, destaca o Coordenador do Comitê Técnico Sanitário da Unifrango, João Nunes de Paula.
 
Atualmente a Unifrango que também atua fortemente no setor avícola, congrega mais de 18 empresas do Paraná, sendo que estas 18 empresas representam 45% da produção local. A pretensão é fechar o ano com crescimento entre 130% a 150% superior a 2013. “Hoje, atuamos como um facilitador para as empresas avícolas da região reduzindo os custos, o que implica em diferencial competitivo. O plano para o próximo ano é expandir a alçada e atuar como uma prestadora de serviços também nas áreas de logística e inteligência de mercado, visando novos parceiros, independente de serem acionistas ou não”, prevê o diretor da Unifrango, Hudson Silveira.
 
Programação
Entre os destaques da programação está a presença do engenheiro agrônomo e doutor em  economia aplicada, membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP e Sócio Consultor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros,  que irá participar da abertura do evento. Também estarão presentes complementando o debate técnico Dilvo Grollli, presidente da Coopavel, e Mario Penz , da Nutron .
 
O evento é voltado para técnicos, veterinários, agrônomos, zootecnistas, profissionais liberais, diretores, gerentes, fornecedores e demais envolvidos na cadeia produtiva. É realizado pela Unifrango Agroindustrial em parceria com a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) e Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná).