Publicado em 16/09/2015 15h41

Entregas de fertilizantes no Brasil caem 0,5% em agosto, diz Anda

As entregas de fertilizantes ao consumidor final no Brasil em agosto caíram 0,5 por cento ante mesmo mês de 2014, para 3,59 milhões de toneladas, em período que antecede o plantio da safra de verão de grãos, informou nesta terça-feira a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
Por: Reuters

 

As vendas no país no acumulado do ano até agosto caíram 6,4 por cento ante mesmo período de 2014, ano em que houve uma maior antecipação de negócios no primeiro semestre.

Segundo a Anda, os dados indicam "gradativa recuperação da demanda, visto que no acumulado do semestre havia sido registrada queda de 9,6 por cento".

A Anda havia apontado anteriormente que a sazonalidade de vendas voltou ao normal este ano, com uma maior parte dos negócios sendo realizada no segundo semestre.

Além disso, produtores rurais estão mais retraídos neste ano por um aperto nos financiamentos e custos mais altos, principalmente de produtos importados influenciados pela alta do dólar, como é o caso das matérias-primas dos adubos.

Apesar da expectativa de queda nas vendas neste ano, segundo especialistas, a Agroconsult afirmou à Reuters que o solo bem adubado nos últimos anos, quando as vendas atingiram recordes, deve garantir o potencial produtivo se o clima colaborar. A consultoria espera um recuo de 2 por cento nas entregas neste ano.

Já as importações de fertilizantes intermediários em agosto pelo Brasil, que traz do exterior a maior parte de suas necessidades, caíram 16,8 por cento em agosto, para 2,1 milhões de toneladas. No acumulado do ano, recuaram 10,3 por cento, para 14,3 milhões de toneladas.

Com mais produtores deixando para comprar adubo no segundo semestre, especialistas avaliam que muitas vendas que poderiam ser feitas não vão se efetivar, em função de gargalos logísticos, especialmente nos portos, o que também deverá impactar os números do setor em 2015.

A produção nacional de fertilizantes de janeiro a agosto, por sua vez, foi de 5,95 milhões de toneladas, representando aumento de 4,6 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.