Publicado em 21/09/2015 12h06

RS: granizo causa prejuízos no campo e na cidade

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) contabiliza prejuízos com granizo nas lavouras de tabaco da safra 2015/2016.
Por: Gazeta do Sul

Nos últimos dois dias, fumicultores da região foram afetados por pedras de gelo em precipitações localizadas. Na quarta-feira, as incidências atingiram principalmente o município de Rio Pardo. Ontem, os maiores danos foram concentrados em Vera Cruz, totalizando 235 comunicados nos municípios da região de Santa Cruz do Sul até as 16 horas. Nessa quinta-feira, as tempestades ocorreram em três horários distintos, por volta das 4 horas da madrugada, próximo ao meio-dia e às 14 horas.

Segundo o gerente de pesquisa e estatística da entidade, Paulo Vicente Ogliari, cerca de 2 mil lavouras de tabaco foram atingidas por granizo nesta safra no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. "Apenas nos últimos dois dias, as más condições climáticas danificaram em torno de 900 plantações nos três estados do Sul do País", disse o gerente em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta sexta-feira.

A expectativa é de os avaliadores começarem as visitas às propriedades assim que o tempo se firmar. “Só vamos poder ter uma ideia da dimensão dos estragos após as primeiras verificações das equipes de campo”, explica. O especialista destaca que, quanto maior estiver o pé de tabaco, maiores são os danos à produção. “As plantas menores têm mais chances de se recuperarem, pois largam novas folhas.”

Ogliari destaca que os produtores ainda têm tempo de se prevenir de possíveis perdas: o período para inscrição no seguro mutualista segue até o final deste mês. “Os interessados podem procurar a matriz ou filiais da Afubra para fazer seu pedido ou adicional. O seguro vale a partir do dia seguinte em que é feito”, reforça.