Publicado em 21/09/2015 14h39

Sementes de Soja: Programa incentivará boas práticas

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) firmou parceria com pesquisadores, em reunião realizada esta semana durante o XIX Congresso Brasileiro de Sementes, com objetivo de iniciar a construção de um programa de boas práticas na produção de sementes de soja.
Por: Diário de Cuiabá

O grupo de trabalho é encabeçado pelo ex-presidente e conselheiro consultivo da associação, Elton Hamer, e o projeto visa desenvolver um programa de gestão da produção de sementes de soja, em âmbito nacional, com foco exclusivo na elevação da qualidade.

“Nossos associados já possuem elevado grau de qualidade em suas produções, e vamos focar onde é possível ter ainda mais melhorias e onde é possível levar incremento de qualidade. Nossa busca é por excelência e isso irá trazer resultados não apenas para as empresas produtoras de sementes, mas para toda a cadeia da soja”, explica Hamer.

Os parceiros que atuarão em conjunto com a ABRASS na construção do projeto são os pesquisadores Silmar Peske, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e editor da Seed News, José França Neto, da Embrapa Soja e da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), Francisco Villela, da UFPel, Julio Marcos Filho, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP/Esalq) e Ademir Assis Henning, da Embrapa Soja.

Para Francisco Villela, o programa será fundamental para buscar alternativas e contornar possíveis gargalos na produção. “O aumento na qualidade da semente traz benefícios para toda a cadeia de soja, além de contribuir no desestímulo à pirataria”, diz.

O Programa de Boas Práticas na Produção de Sementes de Soja irá criar um manual com diversos protocolos em todas as etapas do processo de produção e comercialização da semente, além de trabalhar para que as empresas desempenhem as orientações nele descritas.