Publicado em 21/09/2015 21h04

OIA reafirma projeção de déficit de açúcar de 2,4 mi de t em 2015/16

Caso se concretizem, déficits encerrarão sequência de cinco temporadas consecutivas de superávit
Por: Estadão Conteúdo

A Organização Internacional do Açúcar (OIA) reafirmou sua previsão de déficit de açúcar de 2,4 milhões de toneladas para a safra global 2015/16 e projetou novo déficit, de 6,2 milhões de toneladas, para a temporada 2016/17. As estimativas foram feitas pelo diretor executivo da entidade, José Orive, durante a 15ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo.

Caso se concretizem, esses dois déficits encerrarão uma sequência de cinco temporadas consecutivas de superávit, sendo que a safra 2012/13 foi o que apresentou maior excesso de oferta, com quase 10 milhões de toneladas de excedente. O ano-safra considerado pela OIA vai de 1º de outubro de um ano até 30 de setembro do seguinte.

Orive ponderou, contudo, que não há riscos de aperto da oferta.Isso porque os estoques continuam elevados, com a relação entre reservas e consumo em torno de 50%. Para o ano que vem, esse porcentual deve diminuir para 40%, o que significa dizer que 40% de toda a demanda mundial poderia ser suprida apenas pelos estoques existentes. "No cabo de guerra entre oferta e demanda de açúcar, a mão da oferta é mais forte", comentou ele.

Publicidade