Publicado em 23/05/2016 11h19

Noite de queijos e vinhos encerra Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro

Chef de cozinha basco compartilhou conhecimentos sobre harmonização de queijos e vinhos produzidos em Sant’Ana do Livramento e Região da Campanha
Por: Megafone

Foto 4

Após três dias de uma intensa agenda de atividades voltadas para pecuária de leite e aprendizagens sobre o meio rural, o 1º Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro encerrou no sábado (21) com uma oficina sobre ‘Harmonização de Queijos e Vinhos’, ministrada pelo chef de cozinha basco Haritz Aranburu e pelo engenheiro agrônomo e viticultor, Cláudio Damboriarena Escosteguy.

Com cerca de 60 pessoas presentes, o intuito foi de proporcionar uma experiência envolvendo sabores e conhecimento no Centro de Eventos do Parque da Rural, o momento foi pensado também como uma oportunidade de valorizar os produtos locais. “A harmonização de vinhos com alimentos é uma técnica utilizada para que as virtudes de um sejam ressaltadas pelo sabor de outro, sem que suas qualidades gustativas e olfativas sejam sobrepostas ou anuladas”, ressalta Cláudio Damboriarena Escosteguy.

O chef de cozinha Haritz Aranburu, natural da cidade de San Sebastián (comunidade País Basco, na Espanha) e radicado há cinco anos na capital gaúcha, ministrou uma pequena aula que combinou uma degustação com os queijos das agroindústrias santanenses e vinhos produzidos na Região da Campanha, como Alma Baska e Vinhetica.

Para o evento foram realizadas três tipos de harmonizações provenientes da Escola Italiana, uma das principais escolas que dita a escolha de sabores e defende que cada prato, de acordo com as suas características, deve ser harmonizado com um vinho de características tais que a sua combinação final seja agradável e onde haja valorização mútua, sem sobreposição. De acordo com o chef Haritz, esses tipos de harmonizações podem ser classificadas como: por contraposição e concordância (gordura x acidez, vinhos licorosos x alimentos picantes), por tradição (comida e vinho de determinada região) e por afinidade (peso, aromas).

Haritz preparou na frente do público uma sobremesa típica basca em que uma espécie de iogurte é um dos personagens principais, a Eusko Kutixi, que também foi servida durante a degustação. O prato, que tem como base o iogurte de ovelha, também leva pão-de-ló, compota de maçã, chantilly, nozes e mel.

Este 1º Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro evidenciou, nos dias 19, 20 e 21 deste mês, o aprimoramento técnico deste setor que tanto contribui para a economia santanense e contou com a presença expressiva de diversos produtores de leite, comunidade acadêmica e profissionais do setor rural.