Publicado em 24/05/2016 12h42

Nespresso traz ao Brasil linha de cápsula com café do Sudão do Sul

Produto era comercializado na França em edição limitada e deve ser levado para outros três países
Por: Globo Rural

28c29nespresso_sulujacapsules_jutebags

A Nespresso, marca de café da Nestlé, está preparando uma nova linha de cápsulas, baseada em um grão com origem no Sudão do Sul. De acordo com a empresa, o produto estava sendo comercializado em 2015 na França, em edição limitada, e foi o primeiro café do país exportado para a Europa desde a divisão do território sudanês, em 2011.

Ainda segundo a companhia, a bebida tem intensidade 8 (a escala vai até o número 12) e é produzida com grãos da variedade robusta. A nova cápsula foi chamada de Suluja ti South Sudan (“o começo do Sudão do Sul”, em Kakwa, a língua falada no país).

“O Sudão do Sul é um dos poucos lugares do mundo onde o café ainda cresce no meio da floresta”, diz a companhia, acrescentando que essa característica contribui para o bom resultado da bebida na xícara.

A disponibilidade do produto ainda é baixa, informa a empresa. Sem detalhar números, acrescenta que a expectativa é de ampliar a produção do café sudanês. Está previsto o início das vendas para pelo menos três países, ainda não confirmados.

O incentivo à produção, diz à companhia, está relacionado a um programa de incentivo à sustentabilidade na cafeicultura, com geração de renda para famílias de produtores. “Depois de 18 meses, a Nespresso já facilitou a criação de três cooperativas exportadoras de café no sul do país, exportando o primeiro café comercial”, diz, em seu site.