Publicado em 24/05/2016 17h33

Prêmio Alltech de Jornalismo divulga vencedores em simpósio nos EUA

Jornalistas brasileiros têm a oportunidade de participar do ONE: Simpósio de Ideias Alltech, no Kentucky (EUA)
Por: Bruna Robassa | Bruna Bill

A primeira edição exclusivamente brasileira do Prêmio Alltech de Jornalismo anunciou seus vencedores, nesta segunda-feira, 23, durante o ONE: Simpósio de Ideias Alltech. A premiação, promovida em parceria pelas líderes em saúde e nutrição animal e vegetal Alltech e Alltech Crop Science, contou com três categorias e mais de 150 trabalhos inscritos. O Prêmio levou os jornalistas responsáveis pelas matérias ganhadoras ao Kentucky, nos EUA, onde acontece o simpósio.

 

Na categoria Nutrição Animal, a reportagem “Confinamento sem volumoso”, da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo no Tocantins, foi a vencedora. O material foi produzido pelos jornalistas Lívia Salvi Campos, Wilton Dias e Karoliny Santiago. Em Negócios – animais de produção e/ou companhia, o vencedor foi o jornalista João Paulo Monteiro Santos com a reportagem “Sim, é possível”, publicada na revista Feed & Food de Sorocaba-SP. O trabalho premiado na categoria Soluções para Agricultura foi “Nutrição na dose certa”, de Denise Saueressig, da revista A Granja de Porto Alegre-RS.

 

Simpósio de Ideias

Os jornalistas vencedores ganharam, como prêmio, a oportunidade de participar do ONE: Simpósio de Ideias Alltech, com passagem aérea e estadia de três noites em um hotel cinco estrelas inclusos. O evento é um fórum global onde vários líderes e empresários dos mais diversos setores promovem suas ideias, com o intuito de inspirar e inovar o mundo dos negócios.

 

Durante a 32ª edição do evento, os vencedores participam de atividades relacionadas a empreendedorismo, agropecuária, ciência, marketing e negócios. Entre as atividades, os jornalistas assistem palestras de nomes influentes no mundo dos negócios, como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, sobre tecnologia e inovação, e de Alan Mulally, ex CEO da Ford, sobre liderança estratégica e operacional.

 

Os organizadores esperam que mais de três mil pessoas compareçam ao simpósio, superando o ano de 2015, que reuniu representantes de mais de 60 países. “O ONE é um encontro inovador que reúne a oportunidade de networking e conhecimento. Além de questões técnicas, o evento traz conceitos sobre tecnologia e gestão de negócios e casos de sucesso que podem ser aplicadas no agronegócio”, destaca Letícia Marodin, gerente de Marketing da Alltech.

 

“A viagem aos EUA e participação no evento da Alltech é uma grande oportunidade, principalmente para os jornalistas brasileiros, que podem acompanhar de perto as novidades do setor e trazem para o país ideias inovadoras e fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio e jornalismo nacional”, ressalta a gerente de Marketing da Alltech Crop Science.

 

Julgamento

As matérias foram analisadas por uma comissão julgadora formada por representantes da Rede Brasil de Jornalistas Agro, da Alltech, da Alltech Crop Science, além da equipe organizadora, que destacaram também os 2º e 3º colocados de cada categoria. Confira os três primeiros colocados de cada categoria abaixo:

 

Nutrição Animal

1º - “Confinamento sem volumoso” – TV Anhanguera (TO)

Autora: Lívia Salvi Campos

2º - “Vilão das carnes” – Zero Hora (RS)

Autor: Carlos Eduardo Caldas de Souza

3º - “Fé na pecuária orgânica” – Revista DBO (SP)

Autor: Ariosto Mesquita Duarte

 

Negócios – animais de produção e/ou companhia

1º - “Sim, é possível” – Revista Feed & Food (SP)

Autor: João Paulo Monteiro Santos

2º - “Especial Brasil movido a frango” – Gazeta do Povo (PR)

Autor: Igor Hudson Castanho

3º - “Sinal amarelo” – Folha de Londrina (PR)

Autor: Victor Lopes de Moraes

 

Soluções para Agricultura

1º - “Nutrição na dose certa” – Revista A Granja (RS)

Autora: Denise Saueressig

2º - “Agricultura do Futuro: Pesquisas que ajudam na produção de alimentos na Bahia” - TV Globo (BA)

Autor: Alcebiades José de Azevedo Costa

3º - “Solo: O recurso da vida” – RBS TV (RS)

Autor: Mauricio Rebellato

 

SERVIÇO

ONE: Simpósio de Ideias Alltech

22 a 25 de maio de 2016

Lexington, Kentucky (EUA)

Mais informações: http://conferencia.alltech.com/pt/