Publicado em 24/05/2016 17h37

Depois de passar por Rio Brilhante, Bonito recebe resultados da safra 15/16 nesta quarta

Com participação de quase 80 pessoas, o Sindicato Rural de Rio Brilhante recebeu as apresentações de resultados de pesquisas da Fundação MS referentes à safra de soja 15/16, durante a manhã desta terça-feira (23), em parceria com o Senar/MS. O circuito de palestras continua nesta quarta-feira (24), em Bonito, no Sindicato Rural do município, a partir das 8h, com recomendações de novas cultivares da oleaginosa, dicas e técnicas para o próximo plantio.
Por: Sato Comunicação

A nutrição de plantas e técnicas para o aumento de produtividade, por meio de determinadas tecnologias, é um dos temas abordados, por meio de palestra ministrada pelo pesquisador Douglas Gitti. “As tecnologias que testamos nas bases experimentais são direcionadas para distintas regiões do Estado. Essas informações são um compilado de resultados de pesquisas que desenvolvemos em várias regiões, e que já estão validadas para uso do produtor”, explica.

O pesquisador de fitotecnia soja da Fundação MS, Carlos Pitol, destaca fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha no campo, como condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura. “São orientações que auxiliam o produtor rural na tomada de decisão”, enfatiza.

Os estudos sobre controle de pragas e doenças na soja também serão abordados, bem como os aspectos fitossanitários. O pesquisador José Fernando Grigolli explica que foram feitos testes com diversos produtos em situações distintas, objetivando o melhor posicionamento de cada um deles, reduzindo o risco inadequado dos produtos.

Grigolli ressalta a questão da adubação realizada e a escolha do material genético utilizado, fatores que influenciam diretamente nos índices de produtividade. “Isso tudo leva os produtores a um cenário favorável de manejo, diminuindo o impacto na natureza. Consequentemente, as perdas de produção tendem a diminuir em função desses ataques”, alega.    

O circuito percorre, além de Bonito, nesta quarta-feira (24), a cidade de Amambai, no próximo dia 31. Outras informações, bem como programação completa das apresentações, podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.

Serviço

Apresentação de Resultados de Pesquisa – Safra 2015/2016 – Bonito

Local: Sindicato Rural de Bonito

Data: 24/05/2016

Horário: 8h