Publicado em 20/06/2016 17h39

Preço da soja perde força no mercado brasileiro, diz Cepea

Pressão sobre as cotações foi causada pelas chuvas no Meio-Oeste dos Estados Unidos, refletindo no indicador medido pela instituição
Por: Globo Rural

Depois de pelo menos 10 semanas de alta no mercado brasileiro, as cotações da soja perderam força nos últimos dias. É o que informa, nesta segunda-feira (20/6) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O indicador da instituição, com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR), que chegou a superar os R$ 97 a saca de 60 quilos, voltou a ficar pouco abaixo desse patamar. Na sexta-feira (17/6), a referência terminou em R$ 96,78.

“A pressão veio das recentes chuvas no Meio-Oeste dos Estados Unidos, que beneficiaram as lavouras de soja, levando à expectativa de maior produtividade naquele país”, dizem os pesquisadores, em nota.

Mesmo com a movimentação dos últimos dias, no acumulado do mês, o Cepea registra alta de 5,46% no indicador de soja base Paranaguá. Junto com o desenvolvimento das lavouras norte-americanas, o mercado pondera a demanda pelo grão e as perdas registradas no Brasil e na Argentina, por causa do clima.